COLUNA DANI FREIRE

De volta
Após um breve recesso, a coluna volta às páginas do Novo com muita informação exclusiva, bastidores e análises para o querido leitor.

Reforço
A campanha da deputada federal Natália Bonavides a prefeita de Natal será “turbinada” pela participação ativa da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. É o que diz reportagem publicada pelo jornal O Globo neste domingo. Natália está entre as candidatas mulheres à prefeituras de capitais escolhidas pelo PT nacional para fotografarem e gravarem vídeos com Janja e ministros do Governo Lula, já na próxima quarta-feira (10). Os materiais serão utilizados nas campanhas.

In loco
Assim como Natália, todas as pré-candidatas e pré-candidatos do partido em cidades com mais de 100 mil habitantes foram convocados para as fotos e vídeos. Mas a presença de Janja nos palanques ainda não foi definida, segundo O Globo. “Apesar disso, o PT ainda não definiu como será a participação da primeira-dama em palanques”, conta o jornal. A previsão é de que ela viaje pelo País participando de eventos de campanha. E a de Natália é prioridade.

Prioridade
Diretor-Geral do Idema, Werner Farkatt garantiu, durante debate com o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, na 98FM, na última semana, que o órgão está priorizando todos os trabalhos de sua equipe para emitir a licença ambiental necessária para que as obras da engorda de Ponta Negra comecem. De acordo com Farkatt, nem mesmo projetos de interesse do Governo Fátima Bezerra estão ganhando atenção como a engorda. “Hoje só temos focado, inclusive deixando outros projetos de interesse do estado do RN em segundo plano, para atender a necessidade do empreendimento Ponta Negra. Nós entendemos a importância desse projeto”, afirmou.

Proposital
Está muito clara a politicagem praticada pela gestão de Natal na questão envolvendo a engorda de Ponta Negra. Álvaro Dias ‘precisa’ da obra ao menos iniciada para a campanha eleitoral de outubro. A certeza de que esta é a intenção está no fato de que a Prefeitura de Natal demorou praticamente um ano para apresentar uma parte das respostas das condicionantes do licenciamento prévio e agora exige que o Idema faça a análise dessas respostas (incompletas) em poucos dias. Além disso, mandou vir a draga sem o conhecimento do órgão ambiental e sabendo que o processo necessário para o equipamento ser utilizado não estava pronto.

Falha
O Idema mostrou com documentos que a gestão Álvaro Dias tem total responsabilidade pelo atraso nas obras da engorda de Ponta Negra. E que vem mentindo, tentando manipular a opinião pública contra o órgão ambiental, quando foi a administração de Natal que falhou miseravelmente na entrega completa de uma documentação, que é fundamental para cuidar do meio ambiente local.

Aguardando…
Diante do apoio do prefeitável Paulinho Freire à gestão Álvaro Dias no atraso da engorda, o deputado federal Fernando Mineiro fez um convite irrecusável ao colega de parlamento. “Vamos chamar toda a bancada federal e marcar reuniões com o Ministério do Turismo e da Integração Regional para a gente saber como está o andamento desse processo”.

Resposta
“Eu fiz esse comentário-convite a ele e publiquei no grupo da bancada. Importante a bancada se somar pra gente entender e resolver essa situação, que se arrasta desde 2012. Estou aguardando resposta”, reforçou Mineiro, lembrando que Paulinho era “o vice de Micarla” quando ocorreu a destruição do calçadão de Ponta Negra e a ideia da engorda tomou forma, ainda em 2012.

UB com Lula
Falando em Paulinho Freire, chamou a atenção uma entrevista concedida pelo novo presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, ao jornal O Globo, neste fim de semana. Nela, o chefe nacional do partido do prefeitável do União Brasil em Natal, cuja pré-candidatura ‘representa’ a extrema-direita local, destaca: “Estamos com o Governo (Lula), mas não teremos subserviência”. É o suficiente para agradar aos bolsonaristas natalenses?

Conferência de reaças
A presença do presidente argentino Javier Milei no evento da direita extremista do Brasil em Balneário Camboriú, neste fim de semana, foi ridícula, como esperado. O discurso vazio, recheado com as mentiras de sempre, as falas absurdas, após a subida no palanque digna de uma nota zero no quesito interpretação de personagem ‘malucão’.

Aplausos ao caos
Tudo assistido e aplaudido pelas lideranças brasileiras desse movimento, a maioria delas, como é o caso do próprio ex-presidente Bolsonaro, investigada e indiciada por crimes como participação em atos antidemocráticos, tentativa de abolição do estado democrático, divulgação e criação de fake News, roubo de joias, falsificação de documentos e etc. E os aplausos a Milei? O pessoal deve estar achando lindo ver o país vizinho com índices sociais e econômicos mergulhados na recessão e piorando…

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________