Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: As mentiras de Michelle Bolsonaro em Natal

Na sua passagem por Natal, neste sábado, ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, Michelle Bolsonaro proferiu diversas mentiras em seu discurso no evento do PL Mulher

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 18 de agosto de 2025 às 16:15

As mentiras de Michelle
Na sua passagem por Natal, neste sábado, ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, Michelle Bolsonaro proferiu diversas mentiras em seu discurso no evento do PL Mulher que empossou a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, como a nova presidente deste segmento da legenda no RN. Na plateia da desinformação, o senador potiguar, líder do PL no Senado e secretário geral do partido Rogério Marinho, além de deputados estaduais e vereadores potiguares-bolsonaristas.

Desmentida
A coluna traz aqui pelo menos três pontos mentirosos da fala de Michelle Bolsonaro em Natal e apresenta os respectivos desmentidos:

“Um homem que corta um BPC” – FALSO. O que o Governo estabelece é que é preciso atender critérios específicos para ter acesso ao benefício.

“Um homem que tira comida do prato”. FALSO. Na verdade, o terceiro governo Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome, segundo relatório da ONU. Além disso, o nível de desemprego é o menor da série histórica.

“Um homem, que, por maldade, para o fornecimento de água (para o Nordeste). FALSO. Veja o que diz a IA do Google: “A afirmação de que o presidente Lula interrompeu propositadamente o fornecimento de água para o Nordeste não corresponde à realidade. ​O que ocorreu é que o governo federal, sob a gestão do presidente Lula, implementou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que incluiu a retomada de obras de infraestrutura hídrica, como a Transposição do Rio São Francisco”.

A desfaçatez
Aliás, é velha demais a mentira de que Lula parou propositadamente o fornecimento de água da Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste. Desde 2023 que a desinformação foi checada e desmentida pelos principais jornais do país. A mentira foi criada pelo bolsonarismo para tentar inverter a situação verdadeira: não havia liberação de água pelo canal desde 26 de novembro de 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Águas só agora
Foi agora, em agosto de 2025, nas gestões Fátima/Lula, que as águas do São Francisco realmente chegaram ao RN. A tentativa do bolsonarismo é desmerecer esse fato inconteste: foi Lula – e não Bolsonaro – que trouxe as águas da transposição para o Estado.

A inauguração fake
O fato, além de histórico, expõe a mentira armada em 2022 pelo então ministro da Integração Regional Rogério Marinho e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que fingiram ter ‘inaugurado’ a chegada do São Francisco ao RN

Errado
É preciso ressaltar que blogs alinhados à extrema-direita publicaram a desinformação como se verdadeira fosse. Uma fake news velha dita pela ex-primeira dama foi tornada “furo” pelos blogs extremistas de Natal.

Quem se banhou, de sunga vermelha, neste fim de semana, nas (verdadeiras) águas da transposição do São Francisco no RN foi o governadorável do PT Cadu Xavier, que fez uma visita ao trecho em que o rio chegou ao Estado. Momento compartilhando com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, que veio pessoalmente acompanhar a chegada das águas às margens do Rio Piranhas.

Tags