Kenji Utsunomiya organizou a campanha “Impeçam a Olimpíada de Tóquio” – Foto: Naoki Ogura/Reuters

Críticos dos planos do Japão para realizar a Olimpíada de Tóquio apesar de uma quarta onda de infecções de coronavírus apresentaram nesta sexta-feira (14) uma petição assinada por 350 mil pessoas ao longo de nove dias em que solicitam o cancelamento do evento.

Kenji Utsunomiya, que organizou a campanha “Impeçam a Olimpíada de Tóquio”, disse que o festival esportivo global – já adiado em 2020 devido à pandemia de coronavírus – deveria acontecer somente quando o país puder receber visitantes e atletas de braços abertos.

Leia também:
Seletiva credencia mais cinco nadadores para Olimpíadas
A três meses das Olimpíadas, Tóquio declara novo estado de emergência

“Não estamos nesta situação, e portanto os Jogos deveriam ser cancelados”, disse ele em uma coletiva de imprensa. “Recursos médicos preciosos precisariam ser desviados para a Olimpíada se ela for realizada.”

A petição foi entregue aos chefes dos comitês Olímpico e Paralímpico, assim como à governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

O pedido veio no dia em que o Japão acrescentou três municípios a um estado de emergência que já cobre Tóquio, Osaka e outros quatro municípios em meio a uma disparada no número de casos exatamente 10 semanas antes da abertura dos Jogos, agendada para 23 de julho.

Indagada sobre a campanha contra os Jogos, Koike disse que trabalhará para uma Olimpíada “segura e protegida”.

Entre as novas áreas sob estado de emergência está o município de Hokkaido, onde a maratona olímpica ocorrerá, que relatou uma alta recorde de 712 casos novos de coronavírus na quinta-feira.

O Japão tem cerca de 656 mil casos confirmados e 11.161 mortes.