Foto: Divulgação

No mês de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) vai comemorar os seus 55 anos de história. Fundado em 10 de julho de 1969, o Conselho se destaca pelo pioneirismo institucional, pela realização de um trabalho voltado para a fiscalização do exercício profissional, bem como pela atuação em defesa da sociedade.

Atualmente, o Crea é composto por oito unidades, sendo duas em Natal (Sede e Atendimento ao Público) e seis inspetorias regionais nos municípios de Assú, Caicó, Currais Novos, Macau, Mossoró e Pau dos Ferros.

Ao longo destes 55 anos, o Crea-RN tem um histórico de pioneirismo. Foi o primeiro do país a ser presidido por uma mulher, a engenheira civil Zélia Santos, que esteve à frente da instituição por dois mandatos, de 1994 a 1999. O Regional Potiguar também se destaca no pioneirismo em inovação e tecnologia. Em 2022, lançou a Carteira Digital, um marco em modernidade e praticidade para os profissionais do sistema. Além disso, foi o primeiro do Brasil a ser uma Autoridade Certificadora, possibilitando que os profissionais obtivessem o Certificado Digital com a chancela do Conselho. Além de outras inovações, como a proposição para criação da Ouvidoria nos Creas, a implementação da Tabela de Obras e Serviços e a criação do Programa Integridade.

“Este é o ano em que celebramos o pioneirismo do Crea-RN. Nosso Conselho sempre foi referência em todo o país pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais que compõem o Sistema, mas também pelo olhar inovador dos gestores que presidiram a Instituição. É importante o reconhecimento dessa história, mas sem deixarmos de focar nos projetos futuros”, disse o presidente do Regional Potiguar, Roberto Wagner.

Este ano, além dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo Crea-RN, em parceria com a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-RN), e das Forças Tarefas de Fiscalização que percorrem todo o Rio Grande do Norte, a Instituição também está investindo em um Hub que criará um ambiente integrado que atenda às necessidades de empresas do setor, profissionais e entidades de ensino.

“Queremos fomentar o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte através do trabalho desenvolvido pelos profissionais e empresas que compõem o nosso Sistema, através de uma plataforma digital que facilitará a conexão entre eles”, explicou Roberto.

Início das celebrações

O primeiro evento em comemoração ao aniversário do Crea-RN, será uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que acontece na próxima quarta-feira (3), às 14h. A solenidade é uma propositura do Deputado Estadual Tomba Farias.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________