Jair Bolsonaro, presidente da República
Jair Bolsonaro, presidente da República – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O relatório final da CPI da Pandemia, votado na manhã desta terça-feira (26) no Senado Federal, pede que o presidente Jair Bolsonaro seja banido de todas as redes sociais, com a justificativa de que a medida é para “a garantia da ordem pública para a proteção da população brasileira”.

O encaminhamento da solicitação ganhou força após as declarações do presidente em sua última live, veiculada na quinta-feira (21), onde ele associou a imunização contra a Covid-19 a casos de Aids. A afirmação foi confrontada por autoridades médicas do país e até algumas internacionais. Após a repercussão da notícia falsa dada por Bolsonaro, o vídeo foi excluído de algumas plataformas, como Facebook e Instagram, e posteriormente pelo YouTube, que além de excluir o conteúdo específico, também suspendeu a conta do presidente.

Em sua defesa, Bolsonaro se manifestou nesta segunda-feira (25), atribuindo a afirmação à uma reportagem que ele disse ter lido em uma revista de circulação nacional. Contudo, a matéria citada por Bolsonaro foi veiculada ainda em 2020, quando vacinas estavam em fase iniciais de estudos, e não afirma que vacinas podem aumentar as possibilidades de infecção pelo HIV.

A medida de banimento deve ficar a cargo da Advocacia-Geral do Senado, que deverá propor às plataformas o afastamento do presidente.