O candidato Fábio Dantas terá maior tempo de propaganda em rádio e televisão – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

A largada da campanha eleitoral será dada oficialmente na terça-feira. Candidatos poderão pedir votos de forma explícita, divulgar o número usado nas urnas e distribuir panfletos aos eleitores. O período eleitoral se estenderá até 2 de outubro e 30 do mesmo mês, caso haja segundo turno. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para registro das candidaturas, planos de governo e declarações de patrimônio se encerra nesta segunda (15).

No Rio Grande do Norte, até o momento, nove candidatos disputarão o Governo do Estado, enquanto 10 estarão na disputa pelo Senado Federal. A partir desta terça-feira (16), os candidatos, partidos e federações estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Os candidatos terão 46 dias para pedir o voto do eleitor.

Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

Os comícios poderão ser feitos entre as 8h e 00h, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre 8h e 22h. Showmícios gratuitos são proibidos pela lei.

A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até às 22h.

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto.

O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

Governadora inicia caminhada pela reeleição
Fátima começará oficialmente a campanha na quarta-feira com ato em São Gonçalo – Foto: Divulgação

A largada em busca da reeleição da Governadora Fátima Bezerra (PT) iniciará, de forma oficial, apenas na próxima quarta-feira (17). A Chefe do executivo estadual está planejando realizar um grande ato no município de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal, a partir das 16h.

A escolha da data é devido à presença da governadora na posse do ministro Alexandre de Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16) a partir das 19h, em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente da Corte Eleitoral.

Alguns materiais de campanha institucional, marketing e comunicação também estão em produção e devem começar a ser entregues na quarta-feira.

Tecnologia a favor

Com o maior tempo de propaganda em rádio e TV na disputa pelo Governo do RN, a coordenação de marketing da campanha do candidato Fábio Dantas (Solidariedade) promete usufruir da melhor forma possível o tempo disponível para propaganda que começa no dia 26 de agosto.

“Usar muitos recursos tecnológicos como forma mais rápida e direta de chegar aos cidadãos, informando e detalhando o que se encontra no Plano de Governo devidamente registrado no Sistema do TRE”, disse a coordenação da campanha de Fábio ao NOVO Notícias.

Com base nas composições partidárias e representatividade das legendas no Congresso Nacional, a coligação Muda RN, que tem Fábio Dantas como candidato ao Governo, é a que passará mais tempo na rádio e televisão, pois conta com 207 dos 507 deputados federais nos partidos que estão com o grupo. A chapa conta com o apoio de Solidariedade (13 deputados federais), União Brasil (81), PL (33), PSD (35), PP (38) e PSC (7).

“O Exercício da democracia ocorre de maneira que o eleitor potiguar possa escolher aqueles que vão administrar da melhor forma possível os destinos do Estado, pelos próximos quatro anos. A campanha de Fábio Dantas para Governador de forma transparente vai demonstrar como se encontra o atual governo e propor soluções para melhorar a vida dos potiguares”, ressaltou a comunicação do Candidato Fábio Dantas.

Pelos cálculos do TSE, A coligação ‘O Melhor Vai Começar!’, que tem Fátima Bezerra (PT) como candidata ao Governo, deve ser a segunda com mais tempo de propaganda. A chapa conta 169 representantes dos partidos coligados. A coligação tem apoio de MDB (34), PDT (28), Republicanos (29), PDT (28), Pros (8) e da Federação Brasil da Esperança, com PT/PCdoB e PV, com 70.