Foto: CBMRN

Cotidiano

Alerta Corpo de Bombeiros do RN registra 36 resgates por afogamentos nos primeiros dias do ano

Durante todo o mês de janeiro de 2025, foram registrados 82 resgates. Já nos primeiros quatro dias de 2026, o número chegou a 36 casos, o que representa quase a metade de todo o volume contabilizado no ano anterior em um intervalo de tempo muito menor

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de janeiro de 2026 às 11:15

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou dados preocupantes sobre ocorrências por afogamento no estado. Durante todo o mês de janeiro de 2025, foram registrados 82 resgates. Já nos primeiros quatro dias de 2026, o número chegou a 36 casos, o que representa quase a metade de todo o volume contabilizado no ano anterior em um intervalo de tempo muito menor.

O balanço parcial da Operação Verão 2026 aponta ainda uma série de atendimentos realizados pelas equipes de salvamento em praias e áreas de banho em todo o estado. Foram contabilizadas 23 ocorrências de queimaduras provocadas pela caravela-portuguesa, 21 atendimentos pré-hospitalares (APH), 11 casos de crianças perdidas e 36 registros de afogamento. Além disso, os bombeiros realizaram 5.214 orientações aos banhistas e emitiram 2.063 advertências preventivas.

Mesmo com a atuação permanente das equipes, o CBMRN lamentou a confirmação de três mortes por afogamento neste início de ano. Segundo a corporação, dois óbitos ocorreram em águas doces e um em água salgada.

Para enfrentar o aumento significativo das ocorrências, a Operação Verão 2026 conta com reforço no efetivo, ampliação das escalas de serviço e abertura de novos postos de guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral e em áreas com maior concentração de banhistas no Rio Grande do Norte.

O Corpo de Bombeiros reforça que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com medidas simples de prevenção, como respeitar as sinalizações de risco, seguir as orientações dos guarda-vidas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, manter crianças sempre sob supervisão e comunicar imediatamente às equipes sobre a presença de caravelas-portuguesas ou áreas perigosas.

A corporação informou ainda que seguirá com ações preventivas e operacionais durante toda a temporada, reafirmando o compromisso com a segurança da população e a preservação de vidas.

Tags