Construtora potiguar A.Gaspar conquista prêmio na maior feira de energia renovável da América Latina
O estande de 70 m² foi totalmente reaproveitado na Wind Power 2025, em São Paulo, e se tornou símbolo de inovação e responsabilidade ambiental
Publicado 3 de novembro de 2025 às 15:30
A Construtora A. Gaspar, do Rio Grande do Norte, conquistou o Prêmio Ouro em Sustentabilidade pela Equipe Better Stands, na “Brazil Wind Power 2025”, a maior feira de energia renovável da América Latina, realizada em São Paulo. O estande da A. Gaspar foi o único do evento, premiado na categoria ouro.
A empresa chamou atenção por uma iniciativa inédita: reutilizar integralmente o estande do ano anterior, em vez de construir um novo, como é tradição no evento.
Com 70 metros quadrados, o espaço foi um dos maiores da feira e reaproveitou toda a estrutura, acrescentando apenas novas imagens e atualizações visuais para refletir o momento das obras da construtora. A proposta partiu do CEO Arnaldo Gaspar Junior, que decidiu conservar e armazenar o estande de 2024 para evitar desperdícios e reduzir o impacto ambiental, como informa o publicitário Suzano Motta, que há cinco anos coordena o trabalho da A. Gaspar, na feira. “Foi uma decisão ousada e inspiradora. Um evento dessa importância, o normal é criar algo novo a cada edição. A A. Gaspar mostrou que inovação também é reutilizar com inteligência”, destaca.
Além de reaproveitar o estande, a empresa deu destinação sustentável a materiais que normalmente seriam descartados, como as lonas vinílicas (baguns), que foram transformadas em sacolas e calçados. Essa postura reforça o compromisso da construtora com práticas de economia circular e responsabilidade ambiental.
A sustentabilidade é uma diretriz presente em todas as frentes de atuação da A. Gaspar, que realiza obras em diversos estados do país — desde infraestrutura e saneamento básico até projetos de energia eólica, solar e empreendimentos de hotelaria. Todas as obras contam com um núcleo socioambiental, responsável por minimizar impactos e fomentar ações de preservação ambiental e inclusão social.
Durante o evento e mantendo a tradição, a A. Gaspar distribuiu brindes produzidos nos locais onde executa obras de energias renováveis, como o já tradicional mel de Jandaíra, bolsas confeccionadas pela comunidade quilombola Gruta do Brejão, na Bahia, e miniaturas de aerogeradores criadas a partir de madeira reciclada nas obras.
De acordo com o diretor da A. Gaspar, Bernardo Gaspar, trazer um pouco das produções típicas dos locais onde os projetos são implantados para a “Brazil Windpower” proporciona a oportunidade de conectar a indústria com as comunidades. “Queremos deixar um legado de ações concretas que inspirem o setor na busca pela inovação responsável e fortaleçam a consciência ambiental”, enfatiza.
Com o reconhecimento obtido em São Paulo, a A. Gaspar só reforça que é possível unir desenvolvimento econômico, inovação e compromisso socioambiental.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias