Custo Unitário Básico é um dos principais termômetros para orçamentos, contratos e novos empreendimentos no estado. | Foto: Freepik

Economia

Economia Construção civil fica mais cara no RN, aponta Sinduscon

Índice usado como referência no setor mostra avanço de 1,95% em outubro e leve reajuste em novembro no Rio Grande do Norte

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de janeiro de 2026 às 13:42

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN) divulgou os novos valores do Custo Unitário Básico (CUB/m²) referentes aos meses de outubro e novembro de 2025, indicando variação positiva nos custos da construção civil no estado.

Em outubro, o indicador foi fixado em R$ 1.993,99, o que representou um aumento de 1,95% em comparação com o mês anterior. Já em novembro, o CUB chegou a R$ 1.996,59, com uma elevação mais moderada, de 0,13%.

O CUB é considerado o principal parâmetro de referência do setor para o cálculo de custos de obras, elaboração de orçamentos, definição de contratos e análise da viabilidade de novos empreendimentos. O índice reflete a variação dos preços de materiais, equipamentos e serviços essenciais à construção.

A divulgação mensal do indicador permite que construtoras, incorporadoras, investidores e profissionais do mercado imobiliário acompanhem a evolução dos custos e ajustem seus planejamentos financeiros com maior precisão.

Segundo o Sinduscon/RN, o acompanhamento sistemático do CUB contribui para mais previsibilidade e segurança nas decisões, especialmente em um cenário de ajustes graduais nos preços do setor da construção civil no Rio Grande do Norte.

Tags