Semana no Congresso terá PEC do IPVA, debates sobre segurança pública e foco no escândalo do Banco Master. | Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados

Política

Política Congresso entra na reta final de atividades do ano

Semana será marcada por promulgação da isenção de IPVA para veículos antigos, análise de propostas sensíveis na Câmara e no Senado e audiências sobre fraudes bilionárias

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de dezembro de 2025 às 19:42

O Congresso Nacional entra na reta final dos trabalhos de 2024 com uma agenda cheia. Após aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), parlamentares retomam atividades na terça-feira (9) com a promulgação da PEC que isenta do IPVA veículos com 20 anos ou mais. A medida padroniza o benefício em todo o país e deve favorecer especialmente famílias de baixa renda que utilizam carros antigos.

Além da sessão solene, a Câmara e o Senado discutem projetos de grande impacto nas áreas de segurança pública, educação, relações de trabalho e investigações financeiras.

Câmara: Segurança pública e pisos salatiais

A Câmara deve receber o parecer do deputado Mendonça Filho (União-PE) sobre a PEC 18/25, que trata da segurança pública. O relator já adiantou que pretende limitar atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que possam interferir em competências do Congresso e transformar o futuro Conselho Nacional de Segurança Pública em órgão consultivo.

Não há sessões de votação no plenário, mas as comissões trabalham normalmente. Na CCJ, pode ser apresentado o parecer ao PL 2531/21, que cria um piso salarial nacional para trabalhadores da educação básica que não são professores, como secretários escolares, cozinheiras, inspetores e auxiliares.

Comissões especiais também devem votar o Plano Nacional de Educação (2024–2034) e o relatório do PLP 152/25, que regulamenta motoristas e entregadores de aplicativos. O texto prevê regras sobre jornada mínima, tempo conectado à plataforma e necessidade de contrato formal entre trabalhadores e empresas.

Escândalo do Banco Master

O caso do Banco Master, investigado por fraudes que podem alcançar R$ 12 bilhões, terá duas audiências importantes na terça-feira.
Dirigentes do banco, representantes do Banco Central, Ministério da Fazenda, Tribunal de Contas do Rio e parlamentares estaduais devem participar.

A Comissão de Defesa do Consumidor também discutirá os impactos da liquidação extrajudicial do banco, com presença prevista do presidente do BC, Gabriel Galípolo, e de representantes do Cade, CVM e Febraban.

Conselho de Ética

O Conselho de Ética da Câmara ouvirá testemunhas nos processos contra Marcos Pollon (PL-RS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Também está prevista a votação do relatório sobre o processo movido pelo partido Novo contra Lindbergh Farias (PT-RJ).
Na quinta-feira (10), continuam as oitivas relacionadas ao caso Pollon.

Senado: Marco Temporal e outras votações

No Senado, a atenção está voltada para a possível votação da PEC 48/23, que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas em 5 de outubro de 1988. O parecer do relator Esperidião Amin (PP-SC) é favorável.

A análise ganhou força após a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, que definiu que apenas o procurador-geral da República pode denunciar ministros da Corte ao Senado.

Os senadores também devem discutir a PEC 169/19, que permite que professores acumulem um segundo cargo de qualquer natureza, e a urgência do PLP 143/20, que trata de pagamentos retroativos de vantagens de servidores suspensas durante a pandemia.

Na CPI do Crime Organizado, está previsto o depoimento do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Na quarta (10), a ministra Marina Silva pode comparecer à Comissão de Agricultura para falar sobre a proposta que atualiza a lista de espécies exóticas invasoras. A presença ainda não está confirmada.

O colegiado também deve votar o relatório sobre o Programa Nacional de Reforma Agrária.

Tags