Concurso Público- Foto: Pixabay
Provas serão aplicadas no próximo domingo (5) em Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim. Maioria dos candidatos no estado é mulher, e o bloco mais concorrido é o de Administração
Publicado 3 de outubro de 2025 às 23:34
O Rio Grande do Norte terá uma forte mobilização para a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que ocorrem no próximo domingo (5). Ao todo, 17.202 candidatos confirmaram inscrição para o certame no estado. As provas objetivas serão realizadas em quatro municípios potiguares: Caicó, Mossoró, Natal e Parnamirim.
Do total de inscritos no estado, 10.150 (59%) são mulheres, enquanto 7.051 (41%) são homens. O concurso, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), busca democratizar o acesso às carreiras públicas. “Quanto mais diverso forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck.
A aplicação das provas no Rio Grande do Norte ocorrerá em 30 locais. O principal polo será o Centro Universitário Rio Grande do Norte (UNI-RN), em Natal, que concentrará 2.005 inscritos. O bloco temático mais concorrido entre os candidatos potiguares é o Bloco 5, de Administração, com 4.167 participantes.
Embora o concurso ofereça vagas específicas para o Rio Grande do Norte em órgãos como o Comando da Aeronáutica, o Comando da Marinha e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o interesse da maioria dos participantes se volta para as oportunidades de âmbito nacional.
O edital do CPNU 2 estabelece políticas afirmativas, e no Rio Grande do Norte, os números refletem essa diversidade. Estão inscritos 4.133 candidatos autodeclarados negros, 90 indígenas e 47 quilombolas, além de 722 pessoas com deficiência.
A logística para a aplicação das provas contará com o apoio das forças de segurança do estado, tanto no transporte dos materiais quanto na segurança dos locais de aplicação. Os portões serão fechados às 12h30 (horário local), e os candidatos devem apresentar documentos originais com foto, sendo aceitas as versões digitais em aplicativos oficiais.
Em todo o Brasil, o CPNU 2 registrou 761.528 inscrições confirmadas e oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos. A lista de convocados para a segunda fase, a prova discursiva, será divulgada em 12 de novembro, e a primeira lista de classificados está prevista para 20 de fevereiro de 2026.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias