Projeto do Complexo Turístico da Redinha
Projeto do Complexo Turístico da Redinha – Foto: Alex Régis

Projetado para ser um dos grandes indutores do desenvolvimento socioeconômico da Zona Norte, o projeto do Complexo Turístico da Redinha está em plena execução. Dividido em cinco lotes, os serviços executados na rua Maruim são os que se encontram em estágio mais avançado, com aproximadamente 30% do cronograma previsto atingido. Já foram feitas as partes de drenagem, alguns trechos de calçadas e a compactação de bases da via. A alça de acesso à rua que seguirá até a praia da Redinha também está próxima de ser concluída. Os investimentos da Prefeitura de Natal em parceria com o governo federal na região são de R$ 25 milhões.

Ainda na rua Maruim, o segundo trecho da via já está sendo executado na região do antigo acesso à Balsa da Redinha, contemplando cerca de 730 metros de pavimento asfáltico, calçadas padronizadas, arborização, ciclorrotas e moderna iluminação. Ao final dos trabalhos, a nova via será completamente remodelada, recebendo pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão, além da construção de uma praça com academia para os moradores da região. Só nessa etapa de requalificação da rua Maruim, estão sendo investidos R$ 5,5 milhões. O espigão (quebra-mar) também conta com serviços. Todo o serviço de iluminação da via já foi concluído com a instalação dos novos postes e fiação.

“Essa é uma das obras mais emblemáticas que estamos realizando. O propósito é transformar a vida dos moradores e empreendedores da Redinha e de toda a Zona Norte. Estamos criando um novo pólo de desenvolvimento da nossa cidade, modificando uma região promissora que nunca teve um olhar tão especial como o que estamos dando. Vamos potencializar o turismo local, atrair novos negócios, fortalecer os que aqui existem, valorizar a região, gerar emprego, renda e oportunidades. O futuro que se avizinha é promissor”, celebra o prefeito Álvaro Dias.

O grande símbolo dessa nova fase no futuro será o Mercado Público da Redinha. As antigas e precárias instalações foram demolidas para dar lugar a um equipamento público moderno. O mercado remodelado contará com dois andares com 29 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações e varanda panorâmica. Além disso, o Clube da Redinha será transformado em Centro de Artesanato com quatro lojas externas e cinco quiosques internos. A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes terá nova cerca e o quebra-mar (espigão) terá um mirante. Enquanto as obras estiverem em andamento, os atuais permissionários que trabalham no espaço receberão um auxílio do Município.

Os demais lotes das obras do Complexo contemplam a requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a urbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha; a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. João Medeiros Filho.