Complexo Solar Fotovoltaico Dunamis - Foto: Divulgação/Mercedes-Benz do Brasil

Economia

Energia Complexo Solar inicia operação no RN e vai abastecer fábricas da Mercedes-Benz no Brasil

Parte do Novo PAC, empreendimento adiciona 117,5 MW de capacidade instalada e fortalece a matriz energética do Rio Grande do Norte

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de outubro de 2025 às 16:00

O município de Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, consolidou posição no mapa da energia renovável com a entrada em operação, no dia 24 de setembro, do Complexo Fotovoltaico Dunamis. O empreendimento, composto por quatro usinas, adiciona 117,54 megawatts (MW) de capacidade instalada ao sistema elétrico, representando um avanço significativo para a matriz energética do estado.

O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal e conta com um investimento estimado de R$ 569 milhões. A iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, gerando energia limpa e fortalecendo a infraestrutura local.

O complexo é formado por 36 unidades geradoras, que estão distribuídas em quatro usinas distintas, nomeadas de Dunamis I a IV. A conexão do empreendimento à Rede Básica de energia é realizada por meio de uma subestação elevadora própria e uma linha de transmissão de 230 kV, em circuito duplo, com aproximadamente 100 metros de extensão.

Todo o processo de licenciamento ambiental do projeto foi conduzido pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN). O órgão foi responsável pela emissão das Licenças de Operação (LO) tanto para as usinas quanto para a linha de transmissão associada, atestando a conformidade do empreendimento para o início de suas atividades.

Energia gerada vai abastecer fábricas da Mercedes-Benz no Brasil

O empreendimento é resultado de uma parceria estratégica entre a Raízen Power e a Mercedes-Benz do Brasil. A energia gerada pelo complexo em Santana do Matos será destinada ao abastecimento das unidades operacionais da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). O modelo de negócio, conhecido como autoprodução, permitirá que a fabricante de caminhões e ônibus utilize 100% de energia renovável em suas operações, alinhando-se às metas de sustentabilidade da Daimler Truck.

Tags