A 28ª edição da Copa Jorge Guimarães, principal competição do Norte/Nordeste do país, já começou e está reunindo fãs e atletas do esporte em Currais Novos. Os confrontos começaram na tarde da quinta-feira (29). Serão mais de 300 jogos até o domingo nesta que é a primeira etapa, com as disputas até a categoria sub-19.
Para 2024, recorde de equipes escritas (serão 152 de sete estados). Mais de 2 mil atletas foram inscritos nas nove categorias com duelos neste fim de semana. Todos os jogos são realizados em Currais Novos, que terá nove quadras em funcionamento para abarcar os confrontos da competição, com partidas que começam às 7h e, em alguns casos, chegando a invadir a madrugada.
“A Copa Jorge Guimarães é um exemplo de inovação esportiva e competitividade, visto que muitos jovens atletas que alçaram grandes voos no voleibol do Nordeste passaram pela Copa Jorge Guimarães”, explica Afrânio Aurélio, fundador e organizador do certame.
Chancelada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a competição homenageia Jorge Guimarães, um dos precursores da modalidade no município.
Os jogos contarão com segurança privada e equipe médica. Haverá ingressos à venda para todos os jogos. Com o investimento, a organização espera uma movimentação financeira no município que ultrapasse os R$ 3 milhões.
“Uma competição como essa movimenta o setor de hotéis e pousadas, supermercados, farmácias, lojas de calçados e roupas, enfim, toda a cadeia econômica e produtiva de Currais Novos é impactada positivamente com o evento. Vale salientar ainda que muitos pais e mães vêm de outras cidades para nosso município. Sem contar no apoio logístico: são pelo menos 60 árbitros, 100 funcionários, staff. Toda essa gente movimenta dinheiro na nossa cidade, gerando um ciclo virtuoso para o esporte e para Currais Novos”, acrescenta.
A segunda etapa será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, com as categorias Sub-21 (masculino), Adulto (feminino e masculino) Master 35+ (feminino e masculino) e 45+ (masculino).
28ª EDIÇÃO DA COPA JORGE GUIMARÃES EM NÚMEROS