VINHO, UM ESTILO DE VIDA
A percepção mais comum das pessoas é que comida e vinho são símbolos da “uma boa vida”, de conforto, luxo, sofisticação e gosto bastante refinado. Mas, cuidado, essa visão é um mero equívoco. Comida e vinho, geralmente, compõem, não o luxo, mas prazeres e experiências agradáveis e acessíveis. Pequenos e deliciosos prazeres da vida cotidiana são essenciais, porque preenchem nosso dia a dia com estímulos positivos que sustentam o sentido da vida de momento a momento, uma consumação de nossa imersão bem-sucedida na realidade. A felicidade é alcançada nas pequenas coisas da vida. Comida e vinho, certamente, são prazeres acessíveis, e comer e beber bem pode transformar nossa experiência de vida.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VINHO SECO, MEIO SECO E DOCE?
A doçura do vinho é medida em gramas por litro (g/l). Quanto menor for o número de g/l de açúcar, menos doce um vinho será. Um g/l de 0 significa que não restam açúcares residuais no vinho após a fermentação – ele está completamente seco. Um g/l de 25-30 ou mais significa que é muito doce e possivelmente com baixo teor alcoólico. O vinho seco é uma combinação perfeitamente equilibrada de açúcar e acidez que resulta em um sabor harmônico, pois na verdade, não há conotações negativas associadas à palavra “seco” quando se trata de vinho. Um vinho meio seco (ou demi-sec) é um vinho que contém um certo açúcar residual, mas não é doce o suficiente para ser chamado de vinho de sobremesa, ou doce. De acordo com o decreto nacional atualizado em 2014, o vinho é considerado seco se possui até quatro gramas de glicose por litro (4 g/l). Um vinho doce, por outro lado, deve possuir de vinte e cinco a oitenta gramas de glicose por litro (25 a 80 g/l).
GEWÜRZTRAMINER, UMA UVA BRANCA DE MUITOS AROMAS
O nome é complicado de falar – diz algo como “guevurstraminer” –, mas essa é uma das uvas brancas mais famosas da Alsácia e da Alemanha, produzindo vinhos bastante aromáticos e sendo usada ainda nos clássicos vinhos de colheita tardia. Assim como outras cepas brancas aromáticas, a, Gewürztraminer é uma variação clonal da Savagnin, mais especificamente, uma mutação da Savagnin Rose. O perfil de DNA revela que ela tem a mesma impressão digital genética, com exceção de algumas pequenas diferenças genéticas clonais, e que corresponde à mesma variedade. A primeira ocorrência do nome Gewürztraminer apareceu na Alemanha e a menção sugere que a mutação ocorreu na região do Rheingau. Enquanto Gewürz significa “especiaria” devido ao aroma distinto da uva que é muitas vezes referido como “especiado”, Traminer faria alusão a cidade Termeno sulla Strada del Vino que fica na região italiana do Trentino-Alto Ádige, fronteira com a Áustria que tem o nome Tramin an der Weinstrasse em alemão. Gewürztraminer tornou-se a variante mais plantada de Traminer (Savagnin Blanc). As uvas, durante a colheita, geralmente tomam tons rosados, que se traduz em vinhos dourados muito profundos, às vezes com um leve tom acobreado.
VINHO DA SEMANA
![]()
Le Lion de La Fleur de Boüard Lalande de Pomerol AOC 2018
O vinho da semana é o Le Lion de La Fleur de Boüard AOC 2018 produzido pelo mítico Chateau La Fleur de Boüard, em Lalande Pomerol – Bordeuax. Segundo vinho do produtor, porém muito bem pontuado nesta safra, é resultado da constante busca do produtor e enólogo pela qualidade de seus vinhos. A propriedade pertence a Hubert de Boüard de Laforest, que possui várias propriedades em Bordeaux, sendo a mais conhecida o lendário Château Angélus que produz vinhos Premier Grand Cru Classé A em Saint Emilion. Resultado de um corte de Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, cada casta foi vinificada separadamente e assim mantiveram suas características, depois o líquido envelheceu em carvalho por 12 a 33 meses. O resultado é um vinho bastante aromático, agradável, equilibrado e persistente. Um grande ícone. Importado pela Evino – R$ 299,90
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias