COLUNA TOQUE DE LETRA – DIEGO BRENO

SEM ENTENDER

Caros amigos leitores, desde quando comecei a acompanhar futebol eu confesso que não me recordo de uma situação em que o treinador não queira falar com a imprensa pelo simples fato de “se sentir chateado com o resultado”. Não vou julgar o técnico João Brigatti por tal atitude visto que ele tem todo o direito de querer em não falar naquele momento. Porém, a partir do momento em que ele cruza essa linha cabe sim inúmeras interpretações e indagações além da sua análise e tentativas frustradas que levaram o América empatar com São Paulo Crystal. A principal delas é, a meu ver, se eximir da responsabilidade que ele tem perante a equipe enquanto comandante.

SEM ENTENDER (2)

E na falta da palavra do treinador, mandarem um jogador para falar? Até parabenizo o zagueiro Rômulo pela coragem, assim podemos dizer, de falar no pós-jogo, mas ainda assim causa-me estranheza pelo fato acontecido.

SOBRE O JOGO…

O time até pressionou, mas a história do último passe segue sendo a sua sina. A equipe abdica de jogar pelos lados e poucos arriscam sua individualidade. O resultado foi mais um frustrante empate e que vai tendo toques dramáticos em busca da classificação à próxima fase. Quanto ao time paraibano, conseguiu o que queria: levou um ponto e comemorou muito ao término da partida.

O IMPOSSÍVEL ACONTECEU

O duelo das duas piores equipes do grupo aconteceu num palco digno do futebol apresentado até aqui. Um estádio que parecia mais abandonado recebeu Crato e Globo. O time potiguar, que conseguiu ser pior ainda, acabou recebendo a honraria da lanterna ao ser derrotado pelo time cearense por 2 a 1. O que parecia impossível acabou acontecendo. Definitivamente existe um problema muito grande nos bastidores do Globo e que está afetando o grupo. Pois somente isso pode explicar esse momento pífio da equipe na Série D.

SEGUE NO G8

Mais do que tentar entender o esquema com três volantes do Fernando Marchiori; mais do que reclamar do péssimo gramado de jogo, o que mais importou foi a vitória fora de casa diante do Atlético Cearense e que vai consolidando o ABC no G8 da Série C. Ao menos, nessa partida, o alvinegro conseguiu não perder pontos para times que vão brigar para não cair.

OS RUMOS ESMERALDINOS

Ouvi atentamente, na última segunda-feira (16), a entrevista concedida pelo presidente do Alecrim Luiz Henrique Saldanha no programa “Segunda Bola” da 87,9 FM. Além de falar sobre seus cinco meses de mandato, das dívidas trabalhistas quitadas, o presidente esmeraldino falou dos projetos futuros para o clube.

OS RUMOS ESMERALDINOS (2)

Um destes projetos seria o do Sócio Torcedor que tem previsão, de acordo com o dirigente, para o mês de junho. No mais, elogiou bastante o recém-chegado executivo de futebol, o ex-jogador Goeber Maia, da qual terá a função de profissionalizar e fortificar o setor.

ESTAVA NA HORA

Na última quinta-feira (19) a FIFA divulgou os nomes dos árbitros, assistentes e árbitros de vídeo para a Copa do Mundo a ser realizada em novembro. A novidade ficou por conta da presença de seis oficiais de arbitragem mulheres – algo inédito na competição masculina. Aliás, a presença delas já deveria ter acontecido na última Copa realizada na Rússia.

ESTAVA NA HORA (2)

Serão três árbitras – a francesa Stephanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita – e três assistentes – a mexicana Karen Díaz Medina, a norte-americana Kathryn Nesbitt e brasileira Neuza Ines Back. Após terem sido pioneiras como árbitras e assistentes de campeonatos masculinos importantes, chegou a hora de gravar novamente seus nomes na maior competição de futebol de seleções do planeta.