COLUNA TOQUE DE LETRA – DIEGO BRENO

VICE-LÍDER

Uma vitória suada, de suma importância e que traduz exatamente o que é uma Série C. De brinde, coloca o time numa vice-liderança. Os três pontos conquistados pelo ABC ontem no Frasqueirão, após a derrota na última quinta-feira, mostra um time bastante competitivo. Apesar da ausência de Kelvin, que é destaque do time na temporada, o alvinegro começou com a sua característica de velocidade no ataque. Se lá na frente o time desempenhou seu papel, até que bem, atrás ainda passou por algumas desatenções – mesmo com um esquema de três zagueiros – e que por pouco não sai atrás do placar após o Volta Redonda-RJ acertar o travessão. Foi preciso mexer no time para ver se a pegada do inicio do primeiro tempo acontecia. Não só aconteceu como saiu o gol e colocou o ABC na segunda colocação da Série C.

QUE ESTRELA!

Um roteiro que, vez ou outra, sempre aparece. Jogador que faz a sua estreia, às vezes vindo do banco de reservas e marca o gol da vitória. Com Alyson aconteceu. Mostrou inteligência ao acompanhar a jogada, além do oportunismo. Que estreia!

SIM, FOI JUSTO! 

Depois de uma semana conturbada, o América encarou o líder do seu grupo na Série D no sábado (07). O empate foi justo? Por mais que víssemos pequenas tentativas de criações, de certo domínio, as suas reais chances de finalização ainda são o encalce desse América. O Retrô-PE, por sua vez, se utilizou da velha tática de “vamos nos segurar por aqui”. Arriscou uns chutes aqui e acolá e nada mais fez. Então, mediante a pergunta feita, a resposta é sim. O empate foi justíssimo.

TAÍ, GOSTEI! 

Apesar do empate, e por se tratar de uma estreia, eu gostei do que vi nesse primeiro momento do técnico João Brigatti. Inclusive, na entrevista coletiva, o treinador reconheceu do time apresentar certa evolução e que precisa de ajustes. Eu sinceramente não sei o que vai acontecer com o time daqui pra frente. No entanto, ao que parece, um novo e promissor rumo será tomado com o alvirrubro.

UFA! MAS..

E finalmente o Globo conseguiu seu primeiro ponto na Série D. O empate diante do Afogados-PE ontem permitiu que a equipe de Ceará-Mirim pudesse dividir os mesmos números de pontos com o Crato-CE – hoje são os últimos do grupo. Sobre a partida o que podemos dizer é que o time potiguar preocupa e muito até aqui. E mesmo que tenha atuado com um jogador a mais boa parte do segundo tempo, o Globo conseguiu o empate e nada mais fez. Suas atuações, até o momento, não faz com que eu creia em boas perspectivas para a Águia na competição, infelizmente.

SUPER MATUTÃO

Logo mais, às 14h, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) fará o lançamento do “Super Matutão”. Após dois anos a competição voltará com o seu objetivo de interiorização do esporte e de que possa revelar novos atletas. A expectativa da FNF é que o torneio possa contar com, ao menos, cinquenta equipes amadoras. A previsão de início da competição já aconteça na segunda quinzena de junho.

AO POETA, MEU OBRIGADO

Autor de um dos mais belos poemas já escritos e eternizados na cidade nos deixou na última quinta-feira (05). Moacyr Gomes da Costa, aos 94 anos, descansou. Dentre tantas obras realizadas, foi o responsável pelo “Poema de Concreto”, apelido dado pelo governador Cortez Pereira (da época) ao principal palco do futebol potiguar: o estádio Castelão/Machadão. Ao Moacyr, agradeço por ter escrito os mais belos versos deste poema do qual pude conhecer e viver tantas e tantas vezes.