COLUNA MADE IN RN – JEAN VALÉRIO

VAI TER DISPUTA NA SUCESSÃO DA FIERN

Numa espécie de “carta aberta”, publicada no último final de semana no jornal Tribuna do Norte, o engenheiro Silvio Bezerra, filho do ex-senador Fernando Bezerra, deflagrou o processo sucessório na FIERN – Federação das Indústrias do Estado do RN, antecipando que será candidato a presidente da entidade.

Para quem não lembra, a FIERN já foi presidida pelo pai de Silvio, o ex-senador Fernando Bezerra. Ali, fez um bom trabalho que o projetou para uma carreira política nacional vitoriosa. Fernando Bezerra também foi presidente da CNI – Confederação Nacional das Indústrias, foi Ministro da Integração Nacional e, como senador, chegou a ser líder dos Governos FHC – Fernando Henrique Cardoso e depois de Lula, um feito e tanto.

Não apenas pela história do pai, Silvio Bezerra é um considerado um bom nome para qualquer entidade empresarial. Empresário de sucesso, representa bem a indústria da construção civil. É CEO da Ecocil, uma das maiores construtoras potiguares, e Presidente do Sinduscon-RN – Sindicato da Industria da Construção Civil.

Não há qualquer mácula ou impedimento na trajetória de Silvio Bezerra que possa desencorajá-lo a tentar a presidência da FIERN. Porém, nos bastidores, o que se comenta é o fato de Silvio não ter participado dos recentes avanços protagonizados pelo SISTEMA FIERN, com ênfase para a evolução do programa MAIS RN, a instalação do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o novo Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), junto com o HIT – Hub de Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis e Gás.

SILVIO BEZERRA X ROBERTO SERQUIZ

Enquanto Silvio Bezerra apresenta-se como candidato da oposição, o nome apontado nos bastidores para ser o candidato da situação com o apoio do atual presidente Amaro Sales é o do empresário Roberto Pinto Serquiz Elias, presidente do Sindicato das Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN).

Empresário referência em seu segmento, Serquiz lidera a maior e mais tradicional indústria de água mineral do Estado, a Santa Maria. Como vice-presidente da FIERN, pontua a seu favor o fato de ser uma constante presença doando tempo considerável da sua agenda aos trabalhos e projetos realizados pela atual gestão da FIERN. Este foi, na visão das fontes ouvidas por esta coluna, o fator principal da escolha de Amaro pelo nome de Serquiz.

ELEIÇÃO DEVERÁ SER ACIRRADA

Longe de ser uma disputa definida, a sucessão da FIERN reserva uma grande disputa de bastidores pela frente. Apesar de ter a caneta na mão e gozar da confiança próxima de muitos dos 30 presidentes de sindicatos votantes, Amaro Sales sabe que enfrentará adversários que sabem jogar esse jogo estratégico. Deverá ter como adversário, o também o ex-presidente Flávio Azevedo, nome muito respeitado do empresariado e com imenso poder de articulação. Flávio já foi protagonista da eleição mais acirrada da entidade quando derrotou o candidato considerado imbatível por ter o apoio, na época, do ex-presidente Bira Rocha. Foi Flávio que costurou a primeira eleição de Amaro Sales, de quem hoje é adversário.

O MAIS IMPORTANTE PARA O FIERN

Reconhecidas as diferenças e forças de cada um dos lados, o mais importante na minha avaliação é olhar para o futuro da economia do Estado e nos perguntarmos: Qual contribuição a FIERN está deixando para o Rio Grande do Norte? Qual é o norte, qual é o caminho que a Federação, que sempre foi indutora do desenvolvimento, está apontando? Quais são os programas e projetos liderados pela Federação e seus setores representativos da indústria, bem como nossos industriais de maior destaque, que vão fazer a diferença e definir um cenário próspero para a nossa economia no futuro?