COLUNA MARCOS LOPES

CRIMINOSOS

O que aconteceu na manhã de domingo na BR 101 em Natal não tem nenhuma ligação com o futebol e nem os autores da violência podem ser chamados de torcedores. São marginais que usam o futebol como pano de fundo para a prática de atentados e crimes.

ENDURECER O COMBATE

É preciso uma ação dura e contundente em cima das torcidas organizadas que abrigam esses caras. Ou as organizadas limpam os seus quadros ou terão que responder pelos crimes cometidos pelos seus associados. São figuras carimbadas e reincidentes nos crimes. Não são torcedores, são criminosos.

PRAÇA DE GUERRA

A Rota do Sol, nas imediações foi palco de confronto entre PMs do Choque e membros de torcidas organizadas do ABC e América, antes e depois do clássico. Os “torcedores” jogavam bombas contra os policiais que respondiam com balas de borracha. Até quando?

DEU AMÉRICA

Com a bola rolando, um jogo tecnicamente muito abaixo da história e tradição do clássico. O ABC entrou como favorito, mas o América venceu e jogando mais do que o ABC. Fez 2 a 0 no primeiro tempo com Wallace Pernambucano e Zé Eduardo. O time de Moacir Júnior não exigiu o goleiro Bruno Pianissola e só marcou o gol no segundo tempo em chute de Wallyson que desviou no zagueiro Lucas Rex. 2 a 1 para o América foi justo para o time que foi mais eficiente e serviu para deixar clara a deficiência do ABC no setor de marcação. O time alvinegro tem força do meio para a frente, mas do meio para trás é frágil.

LÍDER

A vitória deixou o América com 12 pontos, a mesma pontuação do ABC. Empate em pontos entre duas equipes para desempate é o confronto direto e por esse critério, o rubro lidera, pelo menos até a próxima rodada. Na quarta-feira, três da tarde, o América joga no Nazarenão contra o Força e Luz, que venceu o Potiguar em Mossoró. Já o ABC, joga domingo, no Frasqueirão contra o Santa Cruz, que tem o mando de campo.

COVID-19

Moacir Júnior testou positivo para Covid e está isolado em casa. O auxiliar Altair Coimbra comandou o time e campo. No América, o vírus tirou Samuel Pires, goleiro titular, e Bruno Pianissola está sabendo aproveitar as oportunidades. Bom goleiro, muito seguro.

FEZ FALTA

Pode parecer exagero mas não é. Moacir Júnior fez falta na beira do gramado no domingo contra o América. Faltou cobrança mais forte, faltou vibração do comandante para os comandados.

QUEBRA DE TABU

Coube a Renatinho Potiguar quebrar uma sequencia de 14 jogos de invencibilidade do ABC dentro do
Frasqueirão.

“FALTA CORAGEM”

O Potiguar de Mossoró encaminhou documento para a Comissão de Arbitragem da FNF, pedindo que seja apurada a atuação do árbitro Moisés Estevam de Lima, na partida contra o ABC no Frasqueirão, quando o Time Macho perdeu de 3 a 0. No Tocando a Bola da 98FM, o presidente do Potiguar, Djalma Júnior disse que o problema da arbitragem do RN é a “falta coragem para a arbitragem quando vê a camisa de ABC e América”.

E O GLOBO?
Time de Hugo Chacon que estreia na Copa do Nordeste no próximo dia 29 contra o Floresta, no Barrettão, parece que “empacou” no Estadual. Nas três últimas rodadas, empatou com o Potiguar, perdeu para o América e ontem empatou em casa contra o Santa Cruz.