COLUNA TOQUE DE LETRA POR DIEGO BRENO

Era uma vez o Clássico-Rei
Olá, pessoal! Foi num longíquo ano de 1999 que pude assistir, pela primeira vez, um ABC e América. Foi estando na arquibancada do Machadão que compreendi a energia da qual se tratava um Clássico-Rei. De tantos clássicos presenciados, sabíamos desde já que seria um jogo movimentado, cheio de tensão e que até o último minuto tudo poderia acontecer – inclusive o nada. De grandes jogadores a baita festa que as torcidas faziam. Era prazeroso demais ver o duelo dos dois maiores clubes do Estado. Era, porque na partida de ontem…

Era uma vez o Clássico-Rei (2)
FOI O PIOR QUE VI NA VIDA. Não, caro leitor, não estou exagerando. A final do primeiro turno apenas retratou, no maior clássico do nosso Estado, aquilo que o próprio futebol potiguar vive: de um passado saudosista, de um presente apático e de um futuro sombrio. Nas histórias descritas e vivenciadas, resta apenas a memória, já que conseguiram aniquilar um dos maiores clássicos do Nordeste. Para mim, o lamento. Era uma vez.

Título que baixa a poeira, mas…
Que a conquista deixa mais leve o América, isso é fato. Agora a vinda do troféu não pode mascarar críticas feitas ao time. Não foi apenas porque o Alvirrubro teve posse de bola e apresentou algumas chances que se sobressaiu diante do ABC. Ainda é muito pouco para aquilo que “se vendeu” ao torcedor. A realidade diz que não é por esta conquista que o alvirrubro não seja passível de críticas. Ainda preocupa.

Panela de pressão
Em compensação, o ABC está mais do que pressionado. O alvinegro tem um “combo” problemas. A equipe necessita de “mudanças para ontem”. No Toque de Letra da semana passada, havia dito que a fala sincera do técnico Rafael Lacerda convergia para tal mudança. Agora, a diretoria não pode ficar de braços cruzados e não ver que o time não evolui. Algumas coisas precisam ter cautela. Só que esperar demais, na maioria das vezes, pode custar caro.

Novo campeão de Futsal
No sábado (2), o Rio Grande do Norte conheceu o mais novo campeão estadual de Futsal. A competição, que ainda se refere ao ano de 2023, teve o Amarante/Jucurutu como vendedor ao derrotar o Cruzeiro/Assu por 1 a 0. A partida aconteceu no ginásio do DED, em Natal, e teve boa presença do público. Com a conquista, de acordo com o regulamento, o Amarante/Jucurutu consegue sua vaga para a disputa da Taça Brasil de Clubes. Lembrar que este ano, a FNFS pretende criar duas divisões para o Estadual.

Mais Futsal
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão divulgou, neste final de semana, a tabela da Copa do Brasil deste ano que terá início em abril. O Rio Grande do Norte terá dois representantes: o Apodi, atual vice-campeão, e o Macau. Ambos, que estão do mesmo lado da chave, já conhecem seus adversários que virão das Alagoas. Enquanto o Macau enfrenta o Traipu, o Apodi encara o São Brazense. Ainda não tem a data definida para os jogos, mas possivelmente devem acontecer na semana de 01 a 09/04 (jogos de ida) e 16 a 23/04 (jogos da volta).

Tamo nas semifinais!
Encerrando o Toque de Letra desta semana falando da nossa Seleção Feminina de Futebol, que goleou a Argentina por 5×1 e está nas semifinais da Copa Ouro. O bom de assistir à Seleção sob o comando do técnico Arthur Elias é que podemos ver que o time está assimilando muito bem a filosofia do treinador, com intensidade, tática. Nas semis, nossa seleção enfrenta o México na próxima quinta-feira (7). Hora de conquistar mais um triunfo. Bom, eu vou indo. Uma ótima semana e voltamos na segunda. Um grande abraço e valeu!

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________