COLUNA DANIELA FREIRE – 13.11.2023

13 de novembro é o dia estadual do forró, uma homenagem do deputado Francisco do PT ao grande Elino Julião. Em alusão à data, um registro da governadora Fátima Bezerra e de seu líder na Assembleia Legislativa dançando forró durante o Festival de Inverno de Cerro Corá
No Plenário da Assembleia, o ex-líder do Governo Fátima Bezerra, deputado George Soares, cumprimentando o colega oposicionista José Dias, um dos mais críticos à proposta do Executivo de manter o ICMS em 20%. O irmão do deputado George, o prefeito de Assu, Gustavo Soares, é um dos prefeitos que engrossam o coro entre os gestores de municípios potiguares a favor da alíquota mais alta

Peso pesado
O debate sobre o ICMS em 20% continua pautando as conversas na Assembleia Legislativa. E nos corredores da Casa o que se comenta nos bastidores, nos últimos dias, é sobre a repentina pressão de deputados da oposição para que a Mensagem 029/23 seja votada o quanto antes no Plenário. O receio da bancada adversária do Governo é de que “a maioria” que acreditava ser contra a proposta possa estar sendo revertida neste momento, ainda mais diante do apelo feito pela Femurn e pelos prefeitos que dão base aos parlamentares nos seus municípios redutos eleitorais.

Plenário
O projeto já tem previsão para ir à votação em plenário, segundo informações obtidas pela coluna: na próxima semana, “após o dia 20 de novembro”, garantiu uma fonte. Como dia 21 é feriado, expectativas para os dias 22 e 23.

Mudança
Vale lembrar que o projeto foi encaminhado pelo Governo com pedido de urgência, porém, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), lá atrás, parlamentares da oposição protelaram, inclusive, pedindo como condicionante à apreciação uma reunião para o governo explicar a proposta. O deputado Galeno Torquato pediu até estudo de impacto financeiro. Pois bem, agora é a oposição que quer a todo custo botar o ICMS para ser votado.

Otimismo mantido
Segundo fonte da coluna, “essa de que o governo ‘já perdeu’ não procede”. Informação que combina com a posição do chefe da Casa Civil e articulador político do Governo, Raimundo Alves, que reforçou à coluna, nesta sexta-feira, que, “sim, continuo muito otimista” com um resultado positivo na votação no plenário da Assembleia da manutenção da alíquota do ICMS em 20%.

Juntos e misturados
Mais um movimento político do presidente do PSB no RN e ex-deputado federal Rafael Motta em direção às eleições de 2024 foi registrado neste fim de semana. Dessa vez, ele arrochou o nó da aliança com o prefeito Álvaro Dias anunciando a chegada ao comando da Secretaria de Esportes de Natal. E ainda circulou bem afinado com a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, em evento na Arena das Dunas. “Pois é, as coisas se encaixando”, confirmou Rafael à coluna. Como se sabe, Rafael e Joanna são dois dos principais nomes citados por Álvaro Dias como possíveis candidatos dele à Prefeitura de Natal.

Cine francês
O charme da cinematografia francesa chegou em Natal no dia 9 de novembro com o início do Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento com exibição de obras nesta língua fora da França. Realizado na capital potiguar com o apoio da Aliança Francesa de Natal, o evento acontece no Cinépolis do Natal Shopping, com projeção de 19 filmes recentes e um clássico, que poderão ser assistidos até o dia 22 de novembro.

No grupo
Em São Gonçalo do Amarante, as eleições 2024 também estão sempre em pauta. E o grupo do prefeito Eraldo Paiva já dá como certa uma aliança com o deputado João Maia, presidente estadual do PP. Dizem por lá que ele tem um objetivo específico definido: derrotar o cunhado Jaime Calado. Parece que o interesse de João no vereador Geraldo Veríssimo (MDB) já passou.

Comemorando
Falando em Eraldo, hoje ele assinou, ao lado da governadora Fátima Bezerra e dos deputados federais Fernando Mineiro e Benes Leocádio, da deputada estadual Divaneide Basílio, do Padre Antônio Murilo e de vereadores de São Gonçalo, a ordem de serviço para a construção da tão aguardada Ponte dos Santos Mártires. A obra é um projeto estratégico que visa ligar a BR 262 em Natal à Rodovia Estadual RN 160 em São Gonçalo do Amarante, atravessando o rio Jundiaí e prevê um investimento de R$ 45 milhões.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________