Ériko Jácome defende Paulinho Freire para prefeito e vice indicado por Álvaro Dias

Vereador analisa que a composição para as eleições de 2024 conquistaria um “amplo apoio” na Câmara Municipal de Natal

Ériko Jácome, Ezequiel Ferreira e Paulinho Freire – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ériko Jácome tem aumentado a frequência de conversas políticas de olho nas eleições de 2024. Em conversa com a coluna Daniela Freire, ele contou que mantém diálogo constante com o seu líder político e antecessor no comando do Legislativo natalense, o deputado federal Paulinho Freire, e com o prefeito de Natal, Álvaro Dias. “Conversas com o objetivo de fortalecer os laços políticos e partidários”, admitiu.

Leia a entrevista completa abaixo:

Daniela Freire: Presidente, o senhor comanda a Câmara Municipal de Natal desde janeiro. Qual avaliação o senhor faz de sua gestão ao longo do ano e quais principais pontos poderia destacar de sua atuação?
Ériko Jácome: Ao longo deste ano à frente da Câmara Municipal de Natal, tenho trabalhado para promover transparência, eficiência e participação democrática em nosso legislativo. Destaco a modernização dos processos internos, buscando agilidade na tramitação de projetos de lei e garantindo um diálogo aberto com a população. Procuramos fazer também uma gestão humanizada e integrada entre os setores, garantindo uma gestão unificada e mais eficiente.

DF: Na posição de presidente do Legislativo natalense o senhor ganha destaque para as negociações em torno das eleições do ano que vem, já tendo sido, inclusive, citado pelo prefeito Álvaro Dias como um bom nome para sucedê-lo em 2024. Como o senhor analisa esse cenário e a possibilidade apontada por Álvaro?
ÉJ: É uma honra ser considerado como um possível nome para a sucessão municipal em 2024. As discussões políticas são naturais, mas neste momento, meu foco está na responsabilidade de presidir a Câmara e trabalhar para minha reeleição como vereador da nossa querida Natal.

DF: O senhor faz parte da bancada ligada ao ex-vereador e ex-presidente da Casa deputado federal Paulinho Freire, que também tem o nome cotado para entrar na disputa pela Prefeitura de Natal. Esse grupo continua unido? Qual o sentimento desses vereadores com relação ao pleito de 2024?
ÉJ: Sim, temos uma bancada de situação unida e comprometida com o desenvolvimento de Natal, sempre dialogando e tomando decisões importantes de forma conjunta. As eleições de 2024 ainda não foram completamente discutidas, uma vez que existem outras questões que precisam ser acertadas, como as alianças partidárias, por exemplo. No entanto, acredito que o nome do atual deputado federal Paulinho Freire, com um vice indicado pelo atual prefeito Álvaro Dias, seria uma composição que certamente conquistaria um amplo apoio na Câmara Municipal de Natal. Paulinho Freire possui uma trajetória política exemplar. Tive a oportunidade de acompanhar de perto sua atuação como presidente da Câmara, e posso afirmar com convicção que sua competência administrativa, capacidade conciliadora e produtividade são notáveis. Natal só teria a ganhar com essa escolha.

DF: O senhor tem conversado política partidária e eleitoral com o prefeito Álvaro Dias, com Ezequiel ou com Paulinho?
ÉJ: Sim, eu sempre converso com o deputado federal Paulinho Freire e o prefeito Álvaro Dias, já tivemos diversas conversas com o objetivo de fortalecer os laços políticos e partidários. Além disso, venho mantendo diálogos produtivos com diversos vereadores, todos com o propósito de impulsionar, por meio do debate democrático, uma candidatura consistente que permita o crescimento de Natal.Na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Natal, tenho tido a oportunidade de receber propostas de filiação de outros partidos. No entanto, até o presente momento, permaneço satisfeito em fazer parte do MDB.
Minhas interações com o presidente da Assembleia Legislativa do RN têm se concentrado, principalmente, nas políticas públicas voltadas para Natal. A troca de ideias e a busca por parcerias são sempre valiosas, especialmente quando se trata de alguém com vasta experiência e capacidade como ele. Estamos focados em colaborar para o progresso da cidade e no desenvolvimento de ações que beneficiem os cidadãos.

DF: O senhor esteve na última semana em Brasília acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, e de Paulinho Freire, inclusive, com reunião na residência oficial de Arthur Lira. Como foi a agenda ao lado deles? O que o senhor destacaria de mais importante nesta sua ida a Brasília?
ÉJ: A viagem a Brasília foi produtiva e proporcionou importantes oportunidades de diálogo e articulação em nível federal. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e o ex-vereador Paulinho Freire, estive também com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, buscando estabelecer parcerias que possam beneficiar não só Natal como todo Rio Grande do Norte.