COLUNA DANIELA FREIRE

ELEITOR SEM SENADOR
As últimas pesquisas divulgadas que analisam a intenção de votos para o Senado no RN continuam mostrando um dado importante para essa disputa: o número de eleitores que ainda não definiu o seu candidato a senador. Para se ter ideia de quanto o cenário atual na corrida pela única vaga de senador ainda poderá mudar daqui até outubro, na espontânea da Exatus/AgoraRN, a soma de brancos/nulos/nenhum/não respondeu chega a surpreendentes 86%. Ou seja, praticamente todo o eleitorado potiguar, de acordo com a sondagem, quando questionado em quem votaria para o Senado sem ter apresentadas opções de nomes, não sabe em quem votar. Na estimulada, quando o entrevistado, aí sim, recebe sugestões de candidatos, esse número também é alto, totalizando, de acordo com a Exatus, cerca de 40% de ‘indefinidos’ para o Senado.

AGORA, JUNTOS
Depois de acertada a chapa governista, o deputado Walter Alves, presidente estadual do MDB, passou a se posicionar cada vez mais como o futuro candidato a vice da governadora Fátima Bezerra. De agenda administrativa às idas ao interior, ele tem estado com frequência ao lado da petista nas últimas semanas.

AFINIDADE
O pai de Walter, o ex-senador e candidato a deputado federal Garibaldi Alves, também tem intensificado a sua agenda ao lado de Fátima. Aos eleitores, ele tem feito questão de enviar os sinais de que é aliado de primeira hora da petista. Em suas redes sociais, na última semana, ele postou um curto vídeo, uma peça publicitária de (pré) campanha, enaltecendo momentos da sua vida pública ao lado da governadora, claramente buscando mostrar que é próximo dela já há alguns anos. Com recortes de momentos diversos de sua vida pública de antes e de hoje, ele surge no vídeo ao lado de Fátima, sempre com imagens que remetem à longa ‘parceria’ pelo RN. “Sintonia”, “afinidade” e “parceria” são as palavras que aparecem em destaque na propaganda.

REPERCUSSÃO
Fez sucesso nas redes sociais do Novo Notícias a imagem inédita publicada com exclusividade pelo Blog Daniela Freire da governadora Fátima Bezerra saindo da cerimônia de casamento de Lula e Janja, em São Paulo, na última quinta-feira (18). Uma internauta do Twitter, que dava plantão em frente ao local da festa, captou e compartilhou em tempo real a imagem da chefe do Executivo potiguar, dentro do carro, mostrando orgulhosa aos flashes a lembrancinha do enlace: um adorno decorativo com a arte das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, que também desenharam o “Luar do Sertão” no vestido da noiva. No objeto, está bordada a frase “O amor venceu”, tema da festa, que se espalhou em forma de tags nas redes sociais entre quem divulgava o evento.

SERIDÓ NO VESTIDO
O senador Jean Paul Prates contou que o desejo de Janja em ter a arte das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas em seu vestido de noiva surgiu por conta de um presente que o parlamentar do RN deu para Lula. Ano passado ele entregou ao líder petista um trabalho feito por essas artesãs do Seridó. “O presente fez Janja se apaixonar pela delicadeza da arte dessas mulheres e escolher no nosso Seridó o bordado do vestido que celebrou sua união com Lula. O amor venceu, e o povo potiguar esteve em destaque nesse momento tão especial”, ressaltou Jean.

GIRO PELO TWITTER…

…do jornalista Fábio Pannunzio: “Para galera que está indignada com o custo do casório do Lula, lembro o seguinte: As férias do Bolsonaro custaram 83 casamentos do Lula. As motociatas de 2021, 50. A comitiva de Dubai, 36 casamentos . E com uma diferença: a Boda do Lula foi paga pelo Lula. A farra do Bozo, por nós”; …do jornal O Globo: “Recém-chegado ao mundo petista, Alckmin ficou na ‘mesa VIP’ do casamento de Lula”; …do jornalista Lauro Jardim:  “Para incentivar desistência, equipe de Lula recorre a ex-patrão de Ciro Gomes: O QG de campanha de Lula procurou Benjamin Steinbruch, dono da CSN, para pedir que ajude a convencer Ciro a desistir e a apoiar Lula já no 1º turno. Steinbruch já foi patrão de Ciro”.