Com acordo oficial, motoristas do Brasil não precisam mais converter a CNH em Portugal; medida vale para carros e motos e beneficia tanto visitantes quanto residentes. | Foto: Renato Menezes/AscomAGU
Brasileiros agora podem dirigir legalmente no país europeu com a habilitação nacional, física ou digital, graças a acordo de reciprocidade entre os dois países
Publicado 8 de janeiro de 2026 às 13:33
A partir desta quarta-feira (7), brasileiros podem dirigir em Portugal usando a CNH emitida no Brasil, sem precisar trocar o documento pela habilitação portuguesa. A medida vale para carros e motocicletas. A mudança foi oficializada pelo decreto assinado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e é resultado de um acordo de reciprocidade firmado entre os dois países há dois anos.
Motoristas brasileiros podem apresentar a CNH física ou digital e dirigir legalmente até a data de validade original do documento. Não é necessária a conversão para a carta portuguesa. A regra se aplica às categorias A e B, abrangendo motocicletas e automóveis.
Pelo mesmo princípio, portugueses que residam no Brasil também podem dirigir com a habilitação emitida em Portugal.
A utilização da CNH brasileira em Portugal está condicionada a alguns critérios:
A medida coincide com mudanças recentes no sistema de habilitação brasileiro. Em dezembro, uma Medida Provisória atualizou prazos de validade da CNH conforme a idade, criou regras para renovação automática e definiu novas exigências médicas e psicológicas.
O novo aplicativo oficial do governo permite que brasileiros iniciem o processo da primeira habilitação pelo celular, realizem o curso teórico gratuito e acompanhem todas as etapas até a emissão da Permissão para Dirigir.
Para brasileiros em Portugal, a decisão representa economia em taxas e exames, além de maior mobilidade para trabalho e deslocamentos cotidianos.
Para o Brasil, o acordo reforça a modernização do sistema de trânsito e amplia a validade internacional da CNH em um cenário de digitalização e flexibilização das regras de habilitação.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias