Mais médicos
Médicos anestesistas suspendem cirurgias eletivas – Foto: Pixabay

Pacientes que precisam de intervenção cirúrgica, por meio do serviço público em Natal, estão passando por momentos angustiantes, em decorrência da suspensão de cirurgias eletivas que atingem diversas especialidades, inclusive cardiológica, por falta de pagamento por parte da administração pública municipal de Natal para com a prestadores de serviços ligados à Cooperativa dos Médicos Anestesistas do RN (CoopanestRN).

A informação foi levantada pelo jornalista Dinarte Assunção, do Blog do Dina. Ele apurou que cerca de 30 crianças com patologias cardiológicas e que aguardam uma intervenção cirúrgica, estão tendo que esperar ainda mais pela realização das operações, tudo em decorrência da suspensão desse tipo de atividades médicas.

O problema se estende há algum tempo, e em novembro as cirurgias eletivas já haviam sido suspensas em decorrência da falta de pagamento por parte do Estado e do Município de Natal. Contudo, a dívida da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) foi quitada e isso possibilitou a volta de parte dos serviços. Já da parte do município, médicos relatam que houve um acordo para que o débito fosse quitado, mas até agora nada foi cumprido, e por isso uma nova crise está se instalando.

O débito chega a mais de R$ 70 milhões, e o secretário municipal de Saúde, George Antunes, em conversa com o Blog do Dina, confirmou uma reunião com os prestadores de serviço para encaminhamento do pagamento de parte da dívida. Cerca de R$ 5 milhões devem ser pagos, o que deverá possibilitar a retomada das atividades. O secretário informou também que a crise se deve em parte ao Estado do RN, que segundo ele, tem débitos junto à Prefeitura de Natal. “Acontece que o Estado nos deve recursos de saúde e com os quais pagaríamos esses prestadores. E o estado simplesmente diz que não vai pagar, mas nós vamos. Vou arrumar dinheiro de outra fonte. Mas vai ser pago”, disse o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.