Foto: Paula Soares

A manhã deste domingo (3) foi de chuvas intensas no Rio Grande do Norte, principalmente nos municípios da faixa litorânea, na região Leste do estado. O boletim pluviométrico referente às últimas 24h, das 9h do sábado às 9h de hoje, registrou ocorrência de chuvas em 85 municípios.

Leia mais:

Touros foi o município que mais choveu, com 81 milímetros (mm); seguido de Extremoz, com 52,2 mm; e Maxaranguape, com 51,4 mm; todos no litoral. Em Natal, 24,7 mm. Nas regiões Oeste e Agreste Potiguar, foram registrados os maiores volumes acima de 30 mm: em Taboleiro Grande, com 32,6 mm; e em Sítio Novo, com 31 mm.

O chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot, explicou que as chuvas nas últimas 48h são causadas pelo contraste térmico entre o continente e o oceano. “A atuação das ondas de leste, sistema meteorológico que se forma sob o oceano traz muita umidade do oceano, que está com as águas muito aquecidas e em contato com a atmosfera do território favorece a formação das chuvas. No primeiro momento as chuvas aconteceram no litoral Norte, na região de Touros, e desde a madrugada em toda a faixa litorânea, adentrando também o interior do estado”, comentou.

A previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias, sendo mais intensas no início da madrugada e manhãs. “Nesses horários se tem o incremento da atuação do sistema de brisa, tendo sempre possibilidade de chuvas mais intensas e mais fortes”, disse Bristot.

Previsão dia a dia
  • 03/07 (domingo): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste e Região de Mossoró. Demais regiões com céu parcialmente nublado a claro
  • 04/07 (segunda-feira): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste, Vale do Açu e Região de Mossoró. Nublado com chuvas no Alto Oeste.
  • 05/07 (terça-feira): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral e Região de Mossoró. Demais regiões com céu parcialmente nublado a claro.
  • 06/07 (quarta-feira): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral e Agreste. Demais regiões com céu parcialmente nublado a claro.
  • 07/07 (quinta-feira): Céu nublado com chuvas no Litoral Potiguar. Demais regiões com céu parcialmente nublado a claro.
  • 08/07 (sexta-feira): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste e Região de Mossoró. Demais regiões com céu parcialmente nublado a claro