A chegada e passagem de cruzeiros turísticos por Natal está suspensa até o dia 21 de janeiro, segundo informações da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a Secretaria de Turismo do RN (Setur). A suspenção é motivada pelos casos de Covid-19 registrados nesse tipo de embarcação em alguns portos do país.

Segundo informações da assessoria de Comunicação da Codern, após o dia 21 haverá uma reunião com vários órgãos ligados ao turismo e à saúde para definir os rumos desse tipo de atividade turística.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que cinco cruzeiros em operação pelo Brasil registraram 798 novos casos de Covid-19 em apenas 9 dias – um crescimento de 25 vezes de infecções confirmadas no início da temporada, 55 dias desses navios passeando pelo litoral.

De acordo com a Anvisa, esse aumento exponencial dos casos reforça a necessidade da sua Nota Técnica, divulgada ainda no dia 31 de dezembro do ano passado, em que recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória imediata da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.