CEASA fecha parceria com a CONAFER para beneficiar agricultores do RN – Foto: Divulgação

A agricultura familiar no Rio Grande do Norte tem algo a comemorar. A CEASA/RN e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) fecharam um acordo para beneficiar os produtores rurais que fornecem seus produtos para a Central de Abastecimento. A partir de agora todo agricultor rural filiado a CONAFER no RN terá toda sua produção negociada com o próprio expedicionário, ou seja, a produção será escoada dispensando o atravessador, com vendas diretas.

A parceria foi fechada nesta terça-feira (21) após uma reunião da diretora da CONAFER/RN, Carla Vieira, com o diretor-presidente da Ceasa/RN, Flávio Morais. “A CONAFER tem um papel importante na valorização da agricultura familiar, e nós da Ceasa/RN ficaremos felizes em poder contribuir para que a produção de tantas famílias seja escoada por meio de nossa estrutura. Que a nossa parceria possa se firmar de forma satisfatória para todos os envolvidos”, garantiu Flávio Morais, diretor-presidente da Ceasa/RN.

Para CONAFER, essa ação irá ajudar muitos agricultores. “Hoje celebramos a essa parceria tão importante pra os produtores do nosso Estado. A CONAFER fica orgulhosa em poder desenvolver essa ação e ser parceira da CEASA/RN”, declarou Carla Vieira.

Os agricultores interessados devem procurar a CONAFER através do telefone (84) 98821 7216.

CONAFER

A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no país. Porém, sua história vem desde 2004, quando um grupo de agricultores, os fundadores da CONAFER, decidiu batalhar pela criação de uma lei que os amparasse e os valorizasse dentro do contexto do Estado.
A Lei 11.326 de 2006 reconhece a Agricultura Familiar como categoria e setor econômico, realizando toda a mensuração dos trabalhadores rurais através do primeiro IBGE da Agricultura Familiar.

Desde 2011, com sua criação dentro do Congresso Nacional, a CONAFER vem andando de forma autônoma a passos lentos, pois no Brasil é muito difícil uma entidade assim ir pra frente sem estar amarrada a partidos, políticos, centrais, igrejas ou correntes. Montamos uma entidade cuja premissa era estar lado a lado e crescer junto com seu povo.

A CONAFER acompanha o fenômeno da agricultura familiar com todas suas variáveis, contradições e desafios e fazemos tudo ao nosso alcance para a melhoria do setor e para convencer os povos que não somos diferentes, somos únicos em nossas subjetividades, mas um só grupo na hora da luta pelos nossos direitos.