Foto: Sistema Fecomércio/Divulgação

Economia

Novidade Casa do Comércio José Roberto Tadros inaugura novo marco do Sistema Fecomércio no RN

Novo prédio reúne serviços e equipes da Federação, Sesc e Senac, e prioriza sustentabilidade e tecnologia

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de dezembro de 2025 às 08:53

O Sistema Fecomércio RN inaugurou oficialmente, na noite de quinta-feira (4), a Casa do Comércio José Roberto Tadros, nova sede administrativa que concentra, em um único endereço no bairro de Lagoa Nova, em Natal, as equipes administrativas da Fecomércio RN, do Sesc e do Senac. A nova estrutura chegou para ampliar a integração institucional, a eficiência operacional e modernizar a entrega de serviços ao Rio Grande do Norte.

O edifício foi projetado para responder a quatro eixos estratégicos: integração entre equipes, otimização de recursos, sustentabilidade e impacto direto na capacidade de atuação do Sistema Comércio potiguar. O projeto reúne ambientes administrativos, áreas de convivência, espaços de inovação e estrutura para eventos, buscando conectar operações e facilitar o desenvolvimento de projetos conjuntos entre as três instituições.
Reunindo lideranças do Sistema Comércio de 10 estados, duas Federações nacionais, autoridades, representantes do setor produtivo e executivos da CNC, a cerimônia de inauguração foi marcada pela presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, homenageado máximo da noite, cujo nome eterniza e batiza o novo edifício.

“A Casa do Comércio simboliza um novo tempo para o Sistema Fecomércio no Rio Grande do Norte. Aqui reunimos, em um mesmo espaço, Fecomércio, Sesc e Senac para potencializar a integração, racionalizar recursos e ampliar ainda mais o impacto das nossas ações em todo o estado. Este é um investimento no presente e, sobretudo, no futuro do comércio, dos serviços e do turismo potiguar”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. E completou: “a Casa do Comércio é a prova concreta do nosso compromisso social. Este prédio não é apenas uma sede administrativa; ele é um símbolo de inovação, desenvolvimento e da capacidade transformadora do Sistema Comércio no Brasil”.

Título de Benemérito
Um dos marcos do Sistema em 2025, foi o lançamento da Faculdade Senac RN em setembro. O novo braço educacional já nasceu com o conceito máximo do MEC e a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva. Por seu apoio ao projeto, o presidente Tadros também recebeu o título de Benemérito da Faculdade.

“O espaço que hoje está sendo inaugurado simboliza a união, a integração e o fortalecimento institucional ao reunir, em um mesmo local, Fecomércio, Sesc e Senac. Receber a honra de ver o meu nome associado a esta Casa do Comércio é motivo de grande orgulho, mas, acima de tudo, de responsabilidade. Encaro esta homenagem, assim como o título de benemérito da Faculdade Senac do Rio Grande do Norte, não como reconhecimento individual, mas como reflexo do trabalho coletivo de todos os que acreditam na missão do Sistema Comércio e constroem, diariamente, um Brasil mais justo, produtivo e desenvolvido”, afirmou o presidente da CNC.

Inaugurações
A cerimônia também foi marcada por uma série de inaugurações. Foram descerradas placas de reinauguração de três unidades: os Centros de Educação Profissional Senac Alecrim e Zona Norte, e o Sesc Potilândia. Também foi inaugurada oficialmente a nova Unidade Móvel Senac de Gastronomia.

Marcando a expansão da atuação do Sistema no estado, obras que serão entregues a partir de 2026 também tiveram suas placas descerradas: a reforma a ampliação do Hotel Sesc Enseada, em Ponta Negra, e o Hub Senac de Inovação, que funcionará em Lagoa Nova.

Sustentabilidade e tecnologia
Com área superior a 7,2 mil metros quadrados, a Casa do Comércio comporta cerca de 460 postos de trabalho. A estrutura inclui auditório com 220 lugares, rooftop para eventos com capacidade para 150 pessoas, 104 vagas de estacionamento, além de subsolo, térreo e seis pavimentos.

O prédio incorpora soluções de sustentabilidade e eficiência energética, como usina fotovoltaica, iluminação 100% LED, vidros reflexivos, persianas automatizadas e reaproveitamento de águas pluviais e da condensação dos aparelhos de ar-condicionado. Sistemas de automação predial, climatização VRF, controle de vagas e acesso, tratamento acústico e equipamentos audiovisuais interativos também fazem parte do conjunto tecnológico.

Projetada para estimular colaboração e produtividade, a estrutura inclui salas de reunião, espaços de ideação, áreas de coworking, refeitório, mobiliário ergonômico e ambientes de descompressão. A arquitetura contemporânea valoriza luz natural, integração visual entre ambientes e estética voltada para modernidade e funcionalidade.

Tags