Médico veterinário Milano Máximo sugere censo de animais na capital potiguar, além de criar departamento municipal de proteção animal e a reforma do atual Centro de Controle de Zoonoses, na Zona Norte da capital
Publicado 9 de setembro de 2024 às 17:30
Médico veterinário e candidato a vereador, Milano Maximo (PSD), destacou a luta pela causa animal em seus anos de profissão e comentou que foi justamente isso que o fez entrar na corrida eleitoral: lutar por políticas públicas que favoreçam o bem-estar dos animais. Milano é natural do Ceará, mas há 21 anos mora em Natal e atua como médico veterinário em sua clínica.
Com a colaboração de protetores de animais e ONGs, o veterinário tem se dedicado à popularização da castração de cães e gatos. De acordo com o médico, desde o início desse trabalho, mais de 70 mil animais foram castrados, com um foco especial em animais de rua e de baixa renda. A castração, segundo o veterinário, é fundamental para evitar a reprodução descontrolada e o abandono de animais, um problema recorrente na cidade.
“Graças a esse nosso trabalho de castração, a gente incentiva mais pessoas a adotarem felinos. Hoje a gente tem um número de felinos domiciliados muito alto na cidade e isso graças a esse trabalho que a gente vem desempenhado ao longo desses anos. A nossa intenção como vereador é ter um mandato 100% exclusivo para a causa animal”, reforçou.
Milano explica que é isso que o diferencia dos demais candidatos que apoiam a mesma causa. “O meu diferencial para esses outros candidatos, não que eles não possam também defender, toda ajuda é bem-vinda para a causa animal, seja de vereador, deputado federal, deputado estadual. Mas o nosso diferencial é que a gente vai trabalhar 100% voltado para os animais, não vai ter outra bandeira, outra área em que o nosso mandato possa perder o foco nisso”, explicou.
Milano destaca que apesar da existência de leis para proteger os animais, é necessário garantir que essas normas sejam efetivamente cumpridas. Nesse sentido, ele menciona o candidato a prefeito Carlos Eduardo, do mesmo partido, que segundo o veterinário, já se comprometeu a abraçar as propostas da candidatura. Entre os compromissos firmados está a retirada dos animais de tração das ruas, uma medida que, segundo o veterinário, é essencial para evitar o sofrimento dos animais em Natal.
O veterinário também enfatiza a importância de lutar por políticas públicas que garantam o bem-estar dos animais, especialmente aqueles em situação de rua e as pessoas de baixa renda que não têm condições de arcar com os custos de tratamentos veterinários. Ele argumenta que, enquanto a medicina veterinária é uma profissão essencial, o acesso aos serviços veterinários muitas vezes é restrito a quem pode pagar.
Milano Maximo (PSD) propõe diversas iniciativas voltadas para a proteção animal. Entre elas, está a criação de um Censo Municipal de Animais, com a contagem e identificação dos animais por microchips, além do registro obrigatório na prefeitura. Milano também sugere a criação de um Departamento Municipal de Proteção Animal, centralizando projetos e ações com orçamento próprio.
Outra proposta é a construção de um Hospital Veterinário Municipal, junto ao aumento da contratação de veterinários para a administração pública. O candidato planeja ainda a reforma do Centro de Controle de Zoonoses, o apoio financeiro e logístico aos protetores de animais, e a retirada dos animais de tração das ruas, em conformidade com a legislação.