Vacina – Foto: Divulgação/SMS Natal

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2023 começou nesta segunda-feira (10) em Natal. A princípio, o foco são os grupos prioritários: crianças de seis meses a seis anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; idosos a partir de 60 anos; profissionais da Força e Segurança; profissionais das Forças Armadas; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (ônibus) e a população privada de liberdade.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos cinco Distritos Sanitários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h; e nos pontos extras dos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, de segunda-feira a sábado, das 14h às 20h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a meta de cobertura vacinal é de 90% de cada um dos grupos prioritários. A estimativa é vacinar em média 234 mil pessoas aptas a serem vacinadas.

De acordo com o secretário municipal de saúde, George Antunes, a vacinação contra a Influenza minimiza a carga viral e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas do imunizado, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

“Solicitamos que a população-alvo compareça a uma das UBSs ou um dos pontos extras de vacinação mais próximo, para atualizar o cartão de vacinas. O imunizante faz parte do calendário anual de rotina, e para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, disse.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19. Ela pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.