Marlene Germano é doadora há um ano – Foto: Bruno Vital/Novo Notícias

Com os estoques de sangue em baixa no Rio Grande do Norte, doar se torna um ato ainda mais importante, sobretudo durante a pandemia de Covid-19. Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa do RN lançou uma campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue.

Neste sábado (12), dezenas de pessoas foram até o Centro Hemovida, na Zona Leste de Natal, para contribuir com as doações. É o caso de Marlene Germano, que há um ano abastece os estoques de sangue do estado com o ato solidário. “É a quinta vez que eu estou doando. Para mim é a maior alegria, é um ato de amor que todo mundo deveria fazer. Doar sangue sempre foi um sonho que eu tinha e só consegui realizar esse sonho recentemente. Me sinto muito honrada porque sei que com esse gesto muitas pessoas serão ajudadas”, conta.

Em números absolutos, o Hemonorte Dalton Cunha possuía, em média, estoque com 700 bolsas de sangue. Porém, com a queda significativa no número de doações em todo o Brasil e no Rio Grande do Norte, o Estado conta com aproximadamente 300 bolsas armazenadas. O quantitativo é insuficiente para a demanda e pode inviabilizar procedimentos cirúrgicos e tratamentos de patologias de milhares de pacientes que precisam da transfusão de sangue. Por isso, o Legislativo Estadual montou estratégia para a conscientização da população.

Dados do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) relatam que uma bolsa de sangue através de doação pode salvar até quatro vidas. Em tempos normais, o estoque considerado satisfatório para os centros de doação de sangue é de 600 a 800 bolsas. Hoje, o Estado conta com menos de 300 bolsas.

Já no Centro de Doação de Sangue, Hemovida, a média deveria ser de 1.100 doadores e a média de recebimento é de 700 a 800 bolsas.

A campanha faz alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. “Os estoques de doação de sangue caíram 70% provocando um colapso na rede de saúde. Isso é a realidade da rede pública e privada também. Falta sangue para pacientes de todas as idades em procedimentos cirúrgicos e tratamentos de patologias de saúde que precisam de transfusão de sangue em todo o Estado”, argumenta o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Hemovida, na Zona Leste de Natal – Foto: Bruno Vital/Novo Notícias