Foto: Reprodução

Cotidiano

Falta de Água ​Caern busca alternativas para minimizar crise no abastecimento de São João do Sabugi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que obteve uma decisão judicial favorável nesta terça-feira (30), suspendendo medidas impostas anteriormente

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de dezembro de 2025 às 08:00

​A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que obteve uma decisão judicial favorável nesta terça-feira (30), suspendendo medidas impostas anteriormente. A Companhia esclarece, no entanto, que a decisão não altera o empenho da equipe em buscar alternativas para viabilizar o abastecimento de São João do Sabugi, afetado pelo colapso do manancial local.

​Mesmo com o reconhecimento jurídico das dificuldades impostas pela seca extrema, a Caern segue trabalhando nas seguintes ações:

​Testes em novos poços: Na próxima sexta-feira (02), terá início a fase de análises e testes nos poços perfurados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Essa etapa é essencial para avaliar se essas fontes podem ser utilizadas como alternativa para o uso doméstico da população. A previsão é que essa etapa ocorra durante o mês de janeiro.

​Planejamento de equipamentos: Enquanto aguarda os laudos técnicos, a Companhia já planeja a aquisição dos equipamentos necessários, para que a instalação ocorra de forma ágil caso a viabilidade dos poços seja confirmada.

​Trabalho conjunto: A diretoria da Caern esteve reunida nesta terça-feira (30) com a Semarh e com a Defesa Civil para alinhar os próximos passos e buscar soluções integradas para a cidade.

​A Caern reafirma que segue dedicada na busca por fontes alternativas de água para minimizar os efeitos da crise hídrica.

DEFESA CIVIL

Como parte do esforço para garantir o suporte à população, o município contará com o aporte de R$ 383 mil em recursos federais, provenientes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O montante é a soma de dois pedidos aprovados, sendo o mais recente no valor de R$ 335 mil, destinado à Defesa Civil Municipal. Esses recursos garantirão a operação de oito carros-pipas por mês, durante o período de três meses (totalizando 24 operações), assegurando o atendimento emergencial.