Assembleia Legislativa reage a denúncias de atraso em consignados e amplia pressão sobre o governo do RN. | Foto: João Gilberto/ALRN
O secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, pode ser convocado a comparecer à Assembleia Legislativa para explicar o atraso nos repasses de empréstimos consignados descontados dos salários de servidores públicos. O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) formalizou o pedido à presidência da Casa nesta quinta-feira (5), diante da situação sobre milhares de trabalhadores do Estado. O requerimento será analisado pelo plenário.
Segundo Gustavo, a convocação cumpre o papel constitucional do Legislativo de fiscalizar a gestão fiscal do Executivo e garantir transparência sobre a destinação dos recursos descontados em folha. A decisão aconteceu após ele ter defendido a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de repasses, especialmente a instituições financeiras como o Banco do Brasil.
Além da Assembleia, o deputado também acionou o Ministério Público do RN. Em ofício enviado ao procurador-geral de Justiça, Glaucio Garcia, ele pediu a apuração dos atrasos e destacou possíveis violações a princípios da administração pública, como legalidade, moralidade, transparência e eficiência.
As cobranças começaram ainda em novembro, quando surgiram as primeiras denúncias de inadimplência nos consignados. Desde então, o parlamentar afirmou ter buscado esclarecimentos junto ao Governo do Estado, ao Ministério Público, ao Banco do Brasil e até ao Banco Central. Segundo ele, a falta de respostas agravou a situação e aumentou a insegurança entre os servidores.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias