Vereadora de Natal denuncia colega por violência política de gênero após relatório apontar ataques nas redes sociais. | Foto: Francisco de Assis/CMNAT
A vereadora Brisa Bracchi (PT) apresentou, nesta quinta-feira (26), denúncia contra Matheus Faustino (União Brasil) por violência política de gênero ao Comitê de Ética da Câmara Municipal de Natal (CMNAT). A denúncia tem como fundamento a Lei de Violência Política de Gênero (Lei federal nº 14.192/2021), baseada em um relatório de análise de redes sociais que aponta que no espaço de um ano o vereador ligado ao MBL faz mais de 90 posts nas redes sociais com ataques à líder da Oposição em Natal.
Segundo Brisa, a denúncia está fundamentada em um relatório de análise de redes sociais que mapeou publicações feitas pelo vereador ao longo de um ano. O documento aponta 94 postagens entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026 — 63 no Instagram e 31 no YouTube — nas quais ela teria sido citada diretamente. O material, conforme descrito na representação, indicaria teor de hostilização e indícios de violência política de gênero.
A vereadora afirma que os conteúdos incluem manipulação digital de imagem e interações com comentários considerados ofensivos. Em declaração pública, Brisa disse que os dados apresentados reforçam denúncias que, segundo ela, vêm sendo feitas desde o início do mandato, relacionadas a ataques pessoais e tentativas de deslegitimação política.

“Os dados apresentados pelo relatório são muito claros em apontar o que estamos denunciando desde o primeiro dia com relação à postura de Faustino, que tenta deslegitimar nosso mandato com ataques pessoais, acusações infundadas. O trabalho técnico aponta como ele mobiliza sua base em cima dessas agressões”, afirmou Brisa.
O relatório também menciona a existência de comentários classificados como incitação ao ódio, misoginia e ameaças. A denúncia sustenta que as postagens teriam estimulado reações de seguidores nas redes sociais. Faustino já havia apresentado denúncias que resultaram na abertura de dois processos de cassação contra a vereadora na Câmara Municipal nos últimos meses.

A quantificação dos comentários identificou mais de 80 casos de incitação ao ódio, mais de 60 de violência política de gênero e e outros 60 de misoginia, cerca de 40 em ameaças e incentivo à violência, entre outros.
Entre os episódios citados no documento está a associação feita, segundo a denúncia, entre a parlamentar e Juliana Garcia dos Santos Soares, vítima de agressão em um elevador na capital potiguar. O caso ganhou grande repercussão em Natal à época. A vereadora afirma que a vinculação da imagem teria provocado ataques virtuais.
O episódio ultrapassou os limites da Câmara Municipal. No início de fevereiro, Brisa levou o caso a Brasília e apresentou a denúncia ao Observatório Permanente de Combate à Violência Política do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o material está sob análise.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias