Quem já está sentindo o cheirinho do milho assado e já tirou as roupas juninas do armário? A melhor época do ano para a cultura nordestina chegou, e vai ter Ahayá de Rua, sim sinhô! A tradicional festa junina, que leva a nossa cultura popular para as ruas de Potilândia chega a mais uma edição, e neste ano com dois dias de programação, nos dias 07 e 08 de junho. Tá preparado, seu minino?
Com uma programação gratuita para toda a família, o Ahayá chega este ano com uma grande novidade! O nascimento do Boi Esmeralda – que representa uma das manifestações mais autênticas da cultura brasileira, uma iniciativa fundamental para colocar em evidência um traço essencial da identidade potiguar e do povo nordestino. Uma brincadeira que ajudou a constituir o nosso jeito de ser e estar no mundo e semeou o chão do terreiro que chamamos de Nordeste. A brincadeira junina encontra suas raízes na história da nossa cultura, dos mestres e mestras, como Manoel Marinheiro, Dona Isa, Cecília, Elpídio, Antônio Ladeira, Elias Baraúnas, dentre tantos outros, que ajudam tanto manter vivo o imaginário que alimenta nossos sonhos. O cortejo contará com orquestra de frevo, com mais de 20 músicos e participação do Boi Pintadinho de Mangabeira (Macaíba/RN).
E claro! Vai ter também comida típica, quadrilha, traje matuto, fogueira e muita música! pra todo mundo arrochar o nó! Entre as atrações, nomes da nossa música cultura e nordestina: A alegria e descontração Caçuá de Mamulengos, em um show para o público infantil e para toda a família; Yrahn Barreto, com o show “Ser Tão Potiguar”, muito Forró, Xaxado, Baião e Forró Brega; Juliana Linhares e Khrystal, com um repertório especial de clássicos das festas juninas; a sanfona de Roberto do Acordeon; o som da rabeca de Cláudio Rabeca, e o forró das antigas, pra dançar coladinho, com Duda Pereira e Socorro Lima.
O Ahayá de rua tem realização da HD Produções, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, Universidade Potiguar e Unimed Natal; e apoio da vereadora Brisa Bracchi.