O RN tem hoje quase 60 mil pessoas, espalhadas por vários municípios, com a segunda dose da vacina CoronaVac atrasada, mas só irá receber hoje 1,6 mil, de acordo com a previsão dada pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado.

Ontem, após reunião com o secretário executivo Rodrigo Cruz, a governadora Fátima Bezerra anunciou em suas redes sociais a chegada, agora à tarde, de 76,850 mil doses de vacinas contra a Covid19. Porém, desse total nada menos do que 75,250 mil são da AstraZeneca, imunizante que não tem pacientes em atraso no RN.

Como a Secretaria Estadual de Saúde fará a distribuição de um número ínfimo da vacina diante da enorme demanda?

Aliás, a falta da 2a dose desse imunizante é uma barbárie cometida contra a população e a prova indiscutível da incompetência e amadorismo do Governo Federal na condução do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O próprio Ministério da Saúde havia sugerido às prefeituras do País que usassem todas as doses em primeira aplicação, para acelerar o número de vacinados por dia. Quem não se lembra que a promessa de posse de Marcelo Queiroga era vacinar 1 milhão de pessoas por dia? Conseguiu, mas a troco de quê?