Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, em conjunto com policiais civis da Delegacia de Monte Alegre/RN, deflagraram, na manhã desta quarta-feira (09), na cidade de Lagoa de Pedras, distante 52 quilômetros de Natal, a operação “PODER PARALELO”, com o objetivo de desarticular uma milícia privada armada que atuava livremente pela cidade e realizava trabalhos como rondas, abordagens e apreensões. Além de crimes como homicídios, abuso de autoridade, porte ilegal de arma de fogo, além de constituir milícia armada privada.

Pai e filho foram presos suspeitos de integrar milícia armada privada em Lagoa de Pedras/RN. FOTO: CEDIDA POLÍCIA CIVIL

De acordo com a Polícia Civil, os materiais apreendidos pelos suspeitos não eram apresentados na Delegacia de  Santo Antônio, cidade responsável pela área de Lagoa de Pedras. Já as ocorrências registradas em Lagoa Salgada deveriam ser encaminhadas para Monte Alegre, mas a polícia civil não era informada sobre as ações.

Os policiais civis da DEICOR cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA, conhecido por “Cabo Assis”, policial militar reformado e comandante da Guarda Municipal de Lagoa de Pedras, apontado como o chefe da milícia armada que atuava na cidade. Com o suspeito, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9mm, com munições e carregador, sem registro. A partir da prisão do “Cabo Assis” a polícia chegou até os demais integrantes do grupo presos em Lagoa de Pedras e cidades vizinhas.

Em outro endereço, na residência de WILLAME DUARTE DA SILVA, 24 anos, filho do “Cabo Assis”, que também faz parte da Guarda Municipal de Lagoa de Pedras, foi apreendida uma pistola calibre .380, com 34 munições em nome de um advogado que também está sendo investigado, além de um colete balístico e R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais), o suspeito não soube explicar a origem do montante.

Na operação foram apreendidos coletes balísticos, armas, munições, além de R$ 8.500,00 em espécie. FOTO: CEDIDA POLÍCIA CIVIL

Também foram presos os Guardas Municipais DANIEL SAM FRANQUELINO MELO, 21 anos, que estava de posse de uma pistola, calibre 9mm, munições e um colete balístico, arma esta que pertencia ao “CABO ASSIS” mas estava ilegalmente na posse do DANIEL SAM.

JOSÉ EDMILSON MOUREIRA DA SILVA, vulgo “NAN NAN”, 46 anos, preso no centro da cidade de Vera Cruz, é suspeito de ser o armeiro do grupo e de fazer parte da milícia armada privada que atuava na cidade de Lagoa de Pedras. Com NAN NAM, os policiais apreenderam munições de calibre 45, além de também ser investigado por integrar milícia privada armada. As investigações indicavam que na residência de JOSÉ EDMILSON havia quatro armas de fogo, mas antes da chegada dos policiais, o suspeito se desfez do armamento.

Os policiais ainda prenderam em flagrante, na cidade de Vera Cruz/RN, JOSÉ ERINALDO DOS SANTOS PAIVA, vulgo “Dolf”, de 19 anos, de posse de uma espingarda calibre 12, com 06 cartuchos intactos e um revólver calibre 38, com numeração raspada, com 10 munições, e por último foi preso LUIZ MOREIRA DA SILVA, irmão de “NAN NAN”, na posse de um revólver calibre 38, com 18 munições.

Além das prisões em flagrante, os policiais apreenderam, na zona rural de Lagoa de Pedras, um rifle calibre 38, munições. O proprietário do sítio ainda não foi localizado.