Moacir Jr. tem que evitar o “eu ganho e vocês perdem” nas derrotas do ABC. Foto: Rennê Carvalho

Chamou a atenção algumas palavras do técnico Moacir Jr. após a primeira derrota na Série “D”. Principalmente pela ótica de um velho jargão, perigoso e delicado, usado por alguns técnicos de futebol quando acontece algum revés: “Eu ganho e consigo, eles perdem e erram”.

O comandante pode até ter se expressado errado ao falar que já deu as chances que tinha que dar a determinado jogador, mas mesmo sem citar nome de ninguém, ficou bem claro nas ENTRELINHAS que ao falar do insucesso contra o Atlético Cearense, ele meio que se resumiu apenas aos erros dos jogadores. E isso é perigoso.

Já que Moacir Jr. sempre diz que “vai avaliar internamente”, que faça também uma reflexão dos erros dele próprio. Em qualquer esporte coletivo, não são só os jogadores que erram. Quantas vezes a gente vê uma falta de leitura do treinador ao fazer (ou demorar para fazer) uma substituição? Quantas vezes questionamos uma escalação que insiste (ou desiste) de um jogador? Claro que o elenco do ABC tem peças limitadas, isso é fato, mas os jogadores não podem sentir no técnico o egoísmo com elogios quando dá tudo certo e ver ele transferir a batata quente quando as coisas dão errado.

No vídeo o técnico alvinegro fala sobre o baque emocional do elenco. Reparem quando ele menciona das chances dadas a alguns jogadores:

Que Moacir se lembre do trecho da música de Marcos Valle, “Bloco do Eu Sozinho”:

“No Bloco do eu sozinho, sou faz tudo e não sou nada…”

Porque se não, o bloco parte sem ele e quando no futebol isso acontece, sobra para o treinador.