“Enquanto alguns governantes comemoram quedas de índices de internação, vários cientistas como eu começam a ver a terceira onda da pandemia de Covid19 se formar no horizonte brasileiro”. O alerta foi feito há pouco no Twitter pelo neurocientista Miguel Nicolelis, ex-coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Na postagem, Nicolelis também reforça que ele e demais especialistas brasileiros já haviam avisado com antecedência sobre a segunda onda da covid no Brasil, mas que “ninguém deu bola”. “Inverno a caminho. Aviso dado!”, escreveu.

Ele ainda ressaltou que todas as suas projeções sobre a pandemia no país se confirmaram até agora. E disse que a situação atual na Índia deve ser vista com atenção e servir de exemplo para o Brasil. “Índia dizendo ao Brasil: dê uma olhada muito bem dada no que está acontecendo aqui e tente se prevenir o quanto antes porque eu posso ser vc amanhã”, avaliou o cientista.

O grande erro que o Brasil continua a cometer e que pode chamar uma terceira onda, segundo o neurocientista, é o mesmo cometido após a primeira e que causou a atual: o “efeito sanfona do ‘fecha e abre’ prematuramente”. Segundo Nicolelis, a estratégia adotada por aqui “perpetua as chances de termos seguidas ondas”.