O ministro das Comunicações Fábio Faria postou em seu Instagram, nesta terça-feira, um quadro com um ranking da distribuição de doses de imunizantes pelos estados em que o RN aparece apenas na 27° posição, “na lanterninha”, com apenas 56,6% de doses entregues aos municípios pelo Executivo.

O Governo do RN, através do perfil “RN Sem Fake”, desmentiu a informação publicada pelo potiguar. Disse que os dados apresentados pelo ministro não são verdadeiros e que uma consulta rápida ao RN + Vacina seria suficiente para constatar a fake news. De acordo com os dados do Estado, as doses distribuídas até agora aos municípios equivalem a 89,18% do que foi mandado pelo governo federal.

Hoje, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi ao Twitter com o intuito de reforçar a tese do potiguar sobre a distribuição das vacinas pela gestão Fátima Bezerra. “Está em 27°, sim!”, escreveu Queiroga. No entanto, o próprio ministro da Saúde revelou em sua fala que o RN só está nessa colocação no quadro apresentado por Fábio Faria porque os dados atuais não foram computados no sistema do Ministério da Saúde.

Ou seja, ao tentar ajudar o ministro das Comunicações, Marcelo Queiroga acabou confirmando que as informações ali contidas são, na verdade, atrasadas e não representam a realidade de fato. “A informação é baseada nos registros efetuados no sistema da pasta. A responsabilidade pela inserção dos dados logo após a distribuição dos lotes aos municípios é do Governo do RN. Portanto, se está errado é porque o RN não atualizou os dados em nossa base”.

O Governo pode ter ‘errado’ por demorar a atualizar os dados, mas a tabela de Fábio continua sendo falsa. E tanto o potiguar quanto Queiroga sabem que os dados atuais não são aqueles postados pelo candidato a senador de oposição ao grupo da governadora Fátima Bezerra.