Nesta sexta-feira (19), a advocacia do Rio Grande do Norte vai às urnas escolher os novos dirigentes da OAB estadual para o próximo triênio. A advogada Magna Letícia encabeça a chapa 20 e tem ao seu lado o advogado mossoroense Sebastião Jales como candidato a vice-presidente.

Com alto número de indecisos, até o momento, a eleição está indefinida, e só deve ser decidida com a contagem de todos os votos no final da tarde desta sexta. Mas a candidata está confiante na vitória, especialmente por causa da alta rejeição da candidatura que tenta a reeleição. “Para mudar a OAB, cada voto conta, e a advocacia entende isso. Nesta reta final, estamos recebendo apoio de quem estava indeciso e também de advogados e advogadas que apoiam as outras chapas de oposição”, revelou a candidata. “No dia 19, precisaremos unir, na urna, toda a oposição”, disse ela.

União foi palavra de ordem durante a campanha de Magna Letícia. A candidata reuniu apoios importantes em uma chapa de oposição que é sintomática da rejeição da atual gestão da OAB potiguar. O sentimento de mudança também esteve presente durante os meses de campanha. Com um discurso de resgate, Magna formulou um plano de gestão que busca restabelecer a atuação da Ordem na luta pela valorização da advocacia. “A verdade é que não estamos propondo nenhuma ideia mirabolante. Todas as nossas propostas têm o intuito de conceder aos advogados e advogadas o respeito, a dignidade e a valorização que eles merecem e precisam no exercício de suas atividades advocatícias”, afirmou Magna.

O combate à violações de prerrogativas, o apoio à advocacia iniciante, a reestruturação da Escola Superior da Advocacia (ESA), o acolhimento de todos os advogados sem discriminação e a regionalização dos serviços da OAB para as subseccionais do interior do estado foram as principais linhas de propostas apresentadas pela chapa 20.

Para divulgar seu plano de gestão, Magna percorreu várias cidades e escritórios do Rio Grande do Norte. A candidata visitou Mossoró e a região Oeste, a região do Mato Grande, do Agreste, do Litoral Sul, do Seridó e do Trairí, sendo sempre muito bem recebida por onde passava. “Eu queria ter conversado com cada colega nessa campanha, pois dialogar é o que eu mais gosto de fazer. A falta de tempo não me permitiu, mas deixei multiplicadores da nossa mensagem em cada cantinho do estado. Sou muito grata pela recepção maravilhosa de todos os meus colegas de profissão”, disse Magna. As propostas de interiorização e regionalização foram as mais apreciadas pela advocacia durante essas viagens. Os profissionais do interior pagam o mesmo valor de anuidade que os advogados da capital, mas não têm acesso aos mesmos serviços em função da distância da sede, localizada em Natal. “Nossa ideia é implantar braços da OAB em todas as subseccionais, com núcleos da CAARN, da ESA, e também da Diretoria de Prerrogativas, que nós iremos criar. Onde tiver um advogado, a OAB vai estar presente”, ressaltou a candidata da chapa 20, Magna Letícia.

Por fim, ela pontuou que o grupo realizou uma campanha única, onde o respeito à advocacia foi o grande norteador. “Estou firme na minha missão. Queremos uma nova ordem: transparente, igualitária e acessível para todos os advogados e advogadas do RN. Sei que muitos ouviram esse chamado e irão se juntar a nós”, disse Magna.