Foto: Divulgação/OSRN

Cultura

Música OSRN inicia celebrações de seus 50 anos em especial com Antonio Nóbrega

Concerto será realizado nesta sexta-feira (19), no Papódromo, e conta ainda com participação de Juliana Linhares; apresentação é gratuita e aberta ao público

por: Foto do autor Juliana Manzano

Publicado 17 de dezembro de 2025 às 14:22

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realiza, nesta sexta-feira (19), às 20h, no Papódromo, um concerto que marca a abertura oficial das comemorações pelos seus 50 anos. Sob regência do maestro Linus Lerner, a apresentação é um especial com a obra e participação de Antonio Nóbrega como convidado central, além de performances de Juliana Linhares e do violinista André Kolodiuk, spalla da OSRN. O evento é gratuito, com acesso livre, e convida o público a participar de uma ação solidária de arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis.

O programa propõe um diálogo entre a música erudita e a cultura popular brasileira, e o repertório será apresentado em três momentos. No primeiro, dedicado às obras instrumentais, Antonio Nóbrega executa ao violino composições autorais (“Ponteio Acutilado” e o frevo “Tirando a Casaca”), além do primeiro movimento do Concerto em Ré Menor para dois violinos, de Johann Sebastian Bach, ao lado de André Kolodiuk.

Na sequência, Nóbrega assume o repertório vocal com as canções “Canudos”, “Poeta Não Cala” e “Chegança”, parcerias com Wilson Freire. Já no terceiro momento do concerto, a OSRN e o multiartista recebem Juliana Linhares, que interpreta a canção “Bombinha”. A partir daí, os dois dividem os vocais em obras como “Bolero de Izabel”, “Trenzinho Caipira”, “Carrossel do Destino” e uma seleção de frevos do compositor potiguar Dozinho.

OSRN 50 anos

Segundo o maestro Linus Lerner, além de marcar a abertura das celebrações pelos 50 anos da OSRN, o concerto reafirma o papel da orquestra como espaço de diálogo entre diferentes tradições musicais. “Celebrar cinco décadas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é reconhecer uma trajetória de compromisso com a excelência artística e com a diversidade cultural”, destaca.

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica do RN realizou seu primeiro concerto em 1977 e, ao longo de cinco décadas, consolidou-se como um dos principais grupos artísticos do estado. Em 2025, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte, por meio de lei de autoria da deputada Divaneide Basílio, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado.

“Este concerto simboliza esse espírito ao promover um encontro entre a linguagem sinfônica e expressões profundamente enraizadas na cultura brasileira, representadas pela presença de Antônio Nóbrega. É um início de comemorações que olha para o futuro, valorizando parcerias, ampliando públicos e reafirmando a OSRN como um patrimônio vivo do nosso estado”, antecipa o maestro Linus.

O concerto é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Fundação José Augusto (FJA) e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). A apresentação conta com apoio institucional da Secretaria de Turismo e da Emprotur, tem como projeto parceiro o Movimento Sinfônico e integra o Programa Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia. A produção é assinada pela Mapa Realizações Culturais.

 

SERVIÇO
OSRN 50 ANOS – Especial Antonio Nóbrega
Quando: Sexta-feira (19)
Horário: 20h
Onde: Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo (Centro Administrativo do Estado)
Participações especiais: Antonio Nóbrega e Juliana Linhares
Regência: Maestro Linus Lerner
Entrada gratuita, aberta ao público
Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível

Tags