Ter boas ligações, ser bem relacionado e com um network ativo é fundamental nos dias de hoje. E claro, no futebol pode ser o diferencial. Só que a sobrevivência profissional deve se dar pela sua competência e não pelos “contatinhos” com a mídia.

Vejam o caso de Fabiano Melo, agora ex-executivo de futebol do América/RN. Ele foi anunciado no último final de semana pelo Santa Cruz de Recife e deixou o alvirrubro. Essa história toda, com a notícia da saída de Fabiano, começou a circular no dia 16 de abril, no perfil @futebolnordestinoraiz (foto 1).

Foto 1 – Post do @futebolnordestinoraiz sobre Fabiano Melo

Quase uma semana depois, no dia 22/04, Fabiano Melo voltou a ser notícia, agora no perfil @NE45Minutos (foto 2), que também falava da saída dele do América e ida para o Santa. Fabiano Melo, a cada repercussão, negava de pé junto a sua saída e dizia que “só pensava no América”.

Foto 2 – Fabiano Mello em destaque no @NE45Minutos

Mas cá entre nós, nas ENTRELINHAS, era o próprio Fabiano Melo que vazava para pessoas da imprensa essa sua ida para o time pernambucano. Começou assim: um repórter “brother” de Maceió (onde inclusive já havia vários vazamentos e notícias) sempre tem informações privilegiadas de todos os clubes que Fabiano atua. Ele repassou a um conhecido portal que traz notícias sobre futebol essa ida dele para o Santa Cruz/PE. Esse portal, por sua vez, começou a fazer postagens e levantou a suspeita desses perfis que mencionei acima.

Resumo: esse modos operandi já é conhecido por onde o executivo passa e foi ele mesmo quem começou a divulgar (de forma indireta) a sua saída do América.

Fabiano foi contratado no dia 20 de março de 2020. Passou pouco mais de 1 ano no América e enquanto esteve em Natal contratou cerca de 20 jogadores. Desses, só na Série “D”, foram 10 atletas e várias dessas contratações pouco acrescentaram. Nada contra a pessoa (sempre atencioso e educado), mas o trabalho deve ser avaliado pela produtividade.

Boa sorte ao Santa Cruz/PE, que além de um executivo, ganha agora um cara que tem sua própria rede de notícias. Um multifacetado.