Gerente do Espaço Empresarial, Marcelo Dantas – Foto: Fiern

O Espaço Empresarial do Sistema FIERN reúne uma série de serviços de assessoramento, orientação e de apoio que podem facilitar as atividades das empresas industriais ao reunir, no mesmo local físico e ambiente digital, atividades como assessorias técnicas, certificação digital (Certising), Centro Internacional de Negócio (CIN), Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) e ações para o fortalecimento do associativismo das entidades representativas das indústrias.

Com isso, os empresários do setor industrial encontram, no Espaço Industrial — que funciona presencialmente na Casa da Indústria (sede da FIERN) e tem seu site eletrônico no portal da Federação das Indústrias (https://www.fiern.org.br/espaco-empresarial/), equipes técnicas nas áreas jurídicas, ambientais, de certificação, comércio exterior e financiamento.

Entre os serviços disponíveis estão orientações jurídicas online voltadas ao Direito do Trabalho — relações do empregador com o empregado e as entidades sindicais; de Direito Empresarial — legalização de empresas, pesquisa de nome, verificação de documento a ser registrado, acompanhamento do registro empresarial; Direito Administrativo e Direito Previdenciário.

Os empresários também podem ter acesso à Assessorias Técnicas, uma das quais na área ambiental, com relação aos acompanhamentos de processos das indústrias em instituições como IBAMA, IDEMA, SEMURB, SEMSUR, IGARN, Corpo de Bombeiros e junto ao CONEMA. Esse trabalho que envolve o meio ambiente inclui a Coordenação do Projeto da Unidade de Triagem de Resíduos do município de Arez.

Outra Assessoria diz respeito à prestação de consultoria tributária, especificamente relacionados com o PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte), conforme demanda dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias. Além disso, está integrada ao Espaço, a Coordenação da Câmara de Arbitragem.

Há ainda o serviço de Certificação Digital (Certisign), disponível nas terças e quintas-feiras, presencialmente das 8 às 17 horas, uma iniciativa em parceria com a FECOMÉRCIO.  O Certisign viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa.

O gerente do Espaço Empresarial, Marcelo Dantas, afirma que está sendo feita uma articulação para intensificar a divulgação das atividades do setor junto aos empresários da indústria do Rio Grande do Norte. As reuniões têm sido feitas junto aos sindicatos representativos, que convoca seus filiados para encontros virtuais com o gerente e assessores técnicos que atuam no Espaço.

Nestas ocasiões, os empresários também apresentam suas demandas e sugestões. “Iniciativas semelhantes serão desenvolvidas juntos aos demais setores da indústria do Rio Grande do Norte para que o acesso ao Espaço Empresarial fique cada vez mais ampliado”, disse.

Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)

Também está no mesmo ambiente o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), com orientações ao empresário sobre linhas de financiamento e divulgação de oportunidades de crédito. O NAC mantém parcerias e convênios com instituições financeiras (BNDES, CEF, Banco do Nordeste) para realização de cursos, palestras e seminários e faz o atendimento aos interessados para orientar onde encontrar o tipo de opção de crédito mais adequado às suas necessidades.

Centro Internacional de Negócios (CIN)

No Centro Internacional de Negócios (CIN), também integrado aos Espaço Empresarial, os empresários têm à disposição serviços como emissão de Certificados de origem; pesquisas e Estudos de Mercado Internacional; parcerias CNI/Apex-Brasil nas missões empresariais internacionais, cronogramas de rodadas de negócios; informações da balança comercial do Estado; orientações personalizadas em assuntos e procedimentos de comércio exterior; dados relevantes ao investidor estrangeiro. O CIN é parceiro dos programas Senior Expert Service (SES), do Projeto Estadual de Internacionalização de Indústrias FIERN/SEBRAE (Convênio CNI/SEBRAE) e faz articulações com entidades alemãs.