Esse ditado popular vem fazendo parte da história dos times do RN quando o assunto é quarta divisão. Finalizada a 14ª rodada, ABC e América já sabem que vão enfrentar Retrô e Itabaiana, respectivamente, no 1º mata-mata da Série “D” 2021. Trago agora um pouco do retrospecto dessas equipes até aqui no brasileiro. Antes disso, vamos lembrar como foi a 1ª fase para nossos representantes.


Alvinegro se manteve líder enquanto o América oscilou na reta final da 1ª fase. Imagem: Site CBF

ABC terminou líder do grupo A3 com 28 pts, sendo 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Time do Moacir Jr. terminou a primeira fase com o 2º melhor ataque de toda competição, com 30 gols marcados. Perdeu apenas para o Castanhal/PA, que marcou 33 gols. É inegável a boa campanha do ABC como mandante. Jogando em casa, venceu 6 jogos e perdeu 1. Como visitante, foram 3 vitórias, e derrotas e 1 empate.

Já o América também fez uma campanha melhor em casa, mas com uns tropeços no caminho. Jogando na Arena das Dunas, o alvirrubro tem 4 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Jogando fora de casa, o time de Renatinho Potiguar tem 2 vitórias, 3 derrotas e 2 empates. Esse sobe e desce na reta final fez com que o América ficasse em 3º do grupo com 22 pts.


Retrô foi o que mais empatou e o Itabaiana não perdeu como visitante. Imagem: Site CBF

Agora vamos para os adversários. Começando pelo Retrô. O time tem um alto investimento financeiro, mas terminou em 4º colocado do grupo A4 e foi a equipe que mais empatou na 1ª fase. Porém não perdeu jogando em casa. Como mandante foram 2 vitórias e 5 e empates. Jogando fora de Pernambuco são 2 vitórias, 2 derrotas e 3 empates.

O Itabaiana/SE, adversário do América, ficou na 2º posição com 26 pts e é um visitante indigesto. Jogando em casa, o time sergipano teve 4 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Mas é atuando fora de casa que o Itabaiana surpreende. Foram 3 vitórias e 4 empates.

A partir de agora é outro campeonato. A gente sabe disso e todo discurso dos técnicos, mas os números não podem ser desprezados. Nas ENTRELINHAS, podemos esperar um Retrô indo para cima no jogo de ida (ainda não sabemos se será na Arena Pernambuco ou na Ilha do Retiro) e tentando segurar a força do ABC na partida de volta no Frasqueirão.

Já o América terá que fazer seu papel jogando na Arena, mas não se esquecendo da campanha atrevida do Itabaiana fora de casa. Time de Sergipe deve querer surpreender e pressionar no 1º jogo (Arena das Dunas), onde o técnico Renatinho Potiguar corre o risco de ter a equipe titular desfalcada por causa do DM.

Cruzamentos futuros

Se der tudo certo para o ABC, passando pelo Retrô ele pega o vencedor de 4 de Julho x Penarol. No cenário otimista para o América, passando pelo Itabaiana o alvirrubro pega o vencedor de Castanhal x Moto Club. Mas deixa isso para pensar nisso depois. Uma etapa (dor de cabeça) de cada vez.