Reunião entre dirigentes e representantes do Governo do RN não deu em nada. Foto: Erick Dias/FNF

No dia 1º de setembro (foto acima), dirigentes de ABC e América acompanharam José Vanildo, presidente da FNF, em uma reunião com o secretário de tributação do estado, Cadu Xavier. Após o encontro, muita gente comemorou.

É que na pauta, estava o retorno do público nos estádios do RN e um aceno para liberação de 30% das capacidades dos estádios. Hoje já é dia 15/09 e duas semanas depois, nada da portaria ou novo decreto do Governo do Estado. Há uma promessa de que o documento que autoriza presença de público saia daqui para sexta.

Lembrando que a 2ª divisão já começou (até onde sei, sem público) e com a liberação por parte do Governo do RN, o torcedor poderá ver os jogos. E mais, é prudente que o quando essa portaria ou decreto for publicado, que seja feito igual a Santa Catarina, onde o poder executivo já estimou quantos torcedores podem entrar em cada estádio de lá. As exigências no estado catarinense (quadro abaixo), além do uso de máscara, pedem que o torcedor no ato da compra do ingresso apresente comprovante de que está vacinado ou teste RT-PCR negativo.


Imagem: GE/Governo SC

Falando em Série “D”, a dificuldade vai além portaria/decreto local, já que também havia uma promessa de que no dia 17/09 (depois de amanhã), já haveria liberação por parte da CBF. Só ela pode liberar público em competições nacionais. Isso ainda não ocorreu e o que a gente vê é uma chuva de liminares/recursos de vários clubes no STJD pedindo presença do torcedor.

A indefinição dificulta possíveis ações de ABC e América, que ainda sonham em contar com torcida no mata-mata da Série “D”. Seria além de um reforço financeiro, um apoio vindo das arquibancadas para os times conseguirem o acesso.