Arena das Dunas pode ser o local do jogo entre ABC x Flamengo, pela Copa do BR. Foto: Reprodução

Enquanto rola a série “D” do brasileiro e a tentativa de Moacir Jr. em manter o time do ABC no topo do grupo A3, dirigentes do alvinegro tratam com Flamengo, CBF, Arena das Dunas e poder público sobre uma possível mudança de local do jogo da volta pela Copa do BR. A intenção é bem clara: lucrar com a decisão. Mas será que vale a pena no contexto geral?

Vamos lá: primeiro que o posicionamento da CBF ainda não mudou sobre público nos jogos em competições organizadas por ela. Esse é um ponto crucial, já que a CBF deixou claro que público nos estádios só quando houver isonomia entre todos. Tipo: não dá para ter público num jogo no Sudeste enquanto jogos na região Nordeste não tiverem a mesma liberação. E não adianta dar o exemplo da Libertadores, que é organizada pela CONMEBOL. Basta ter decreto local liberando público (também teria que ter aqui no RN) que tá tudo certo.

Segundo que tem o lado financeiro. Depois o lado do futebol, o do jogo jogado. E aí é que a coisa pode não ser tão simples. Vejam que o mandante do jogo é o ABC, que pela lógica mandaria o jogo da volta contra o Flamengo no Frasqueirão, onde o gramado ajudaria a minimizar o abismo técnico e de elenco entre as equipes.

Supondo que dê certo presença de torcida, quanto seria a compensação financeira para o ABC fazer levar o jogo para a Arena (ou para outro estádio que aceite público)? Claro que não sou maluco e sei que os clubes querem renda. Desde março de 2020 que eles não contam com essa receita, mas pare e pense: se for liberada a presença de público (que aí teria que atender todas as exigências por causa da pandemia), porque não manter o jogo no Frasqueirão?

O ABC teria receita, sem os custos de um jogo da Arena das Dunas e ainda por cima colocaria o seu estádio como ponto favorável. Se tiver público, a renda não será tão grande, já que é liberado apenas uma fatia da capacidade do estádio.

O elenco do Flamengo é bem melhor, diferença técnica é gigantesca e o favoritismo é todo do time carioca. Tudo isso a gente sabe. Só nas ENTRELINHAS, jogar na Arena das Dunas ajuda ainda mais ao Flamengo, que é acostumado a atuar com esse tipo de campo. Não quer dizer que atuando no Frasqueirão, o ABC iguala as coisas, não é isso. É que no contexto geral, só o dinheiro não pode ser fator determinante para tudo. Tenho certeza que para quem é do Dep. de futebol, comissão técnica e jogadores, atuar no Frasqueirão é melhor em termos de jogo do que na Arena.

Só se o ABC realmente já achar que chegou muito longe na Copa do BR. Que é impossível vencer o Flamengo e que a grana da negociação vale mais nesse momento. Aí podem esquecer esse post. E olhe que eu nem vou mencionar aqui levar o jogo para outro estádio/estado. Isso sim seria o cúmulo do absurdo com o torcedor do ABC, que também pode ser torcedor do Flamengo e gostaria muito de ver as duas equipes.

Que seja feita a melhor escolha. Importante lembrar da moral que passar pela Chapecoense deu ao ABC. Com o Flamengo será bem diferente, mas dependendo da atuação, cair em pé para o time de Renato Gaúcho dará uma injeção extra de autoestima para os comandados por Moacir Jr.

E o local do jogo influi diretamente nisso. Vamos aguardar o que os bastidores vão dizer nos próximos dias.