Renatinho está sem vencer há 4 jogos nessa série “D”. Estaria ameaçado do cargo? Foto: Canindé Pereira/AFC

A gente acha que já viu de tudo no futebol, mas sempre há algo que nos surpreende. Estamos em 2021 e ainda me deparo com coisas dos bastidores que me ensinam lições.

Quero acreditar que não passe apenas de uma ideia equivocada, uma sugestão que não tenha força e que algo desse tipo não seja levado à diante. Não há lógica, mesmo que o argumento seja o da “última cartada” ou ainda “tomada de atitude” para uma troca no comando técnico do América nesse momento.

É verdade sim que os últimos jogos do América (não vence há 4 jogos – 1D/1E/1D/1E) são de oscilações e muito mais questionamentos do que boas impressões, mas temos que analisar o todo. Renatinho foi anunciado como novo técnico do América no dia 22 de junho. Veio para substituir Daniel Neri (que sequer deveria ter sido contratado) e deu uma cara nova ao alvirrubro.

Quebrou jejum de vitórias, trouxe uma filosofia que os contratados (principalmente os ex-Globo) já conheciam, e evoluiu o jogo jogado do meio para frente e ficou 8 jogos sem perder. Equipe é perfeita? Lógico que não. Claro, time ainda reúne algumas limitações, mas que vêm desde o início do ano. Setor defensivo é um exemplo disso. Possa ser que o América chegou ao seu limite tático? Renatinho parece estar de mãos atadas e sem opções (pelo DM ou por ele mesmo)? Jeito de jogar se tornou previsível? Tudo isso pode ser, como também não pode.

O Time está na briga e ainda disputa o acesso. América tem plenas condições de ganhar do Itabaiana fora de casa (se corrigir os erros do último jogo). Não é hora de entregar os pontos com atitudes desesperadas.

Mesmo com as cobranças e questionamentos, se for colocar na balança, não sei até que ponto trazer um novo treinador resolveria. Tem toda a questão de filosofia de jogo, conhecer o plantel e essas coisas. Tem ainda a saia justa para quem chega.

Nas ENTRELINHAS, percebo um movimento de troca de treinador. Tomara que seja uma sensação errada e que na reunião que haverá entre diretoria americana e treinador tudo fique alinhado. Cabeça fria nessa hora é a melhor solução porque domingo já tem outro jogo de mata-mata e a semana tem que ser de tranquilidade.

Mantive contato com dois membros do Grupo Gestor de Futebol: Paulinho Freire e Alex Padang. Ambos negaram quando perguntei sobre troca de treinador.