América Série D
América ocupa a terceira colocação do grupo A3 da Série D com 17 pontos – Foto: Luiz Eduardo/América F.C

Restando apenas quatro rodadas para o fim da fase de grupos da Série D, uma coisa é certa para o América: o rendimento e os números precisam ser positivos. Isso porque o América sofreu muitos ‘tropeços’ dentro da competição. A entrada no G4, por exemplo, principal objetivo deste primeiro momento da disputa, só aconteceu para a equipe alvirrubra, na última rodada, após uma série de combinação de resultados. Em dez rodadas, o Mecão esteve seis na zona dos melhores classificados. No último sábado, após vencer o Globo, diante de pouco mais de 4 mil torcedores, o alvirrubro assumiu a 3ª posição.

Resultado que mexeu, mais uma vez, com a matemática necessária para o clube da Rodrigues Alves alcançar o primeiro objetivo dentro do Brasileiro. E a rota foi recalculada com mais esperanças para o torcedor. Neste segundo turno, vencer os três jogos como mandante será crucial para se classificar, Icasa e Globo já foram superados, resta o Crato na penúltima rodada, mas mesmo assim a missão ainda não é fácil para o América. De acordo com o site Chance de Gol, a equipe alvirrubra tem 81,1% de probabilidade de avançar de fase. Os números, no entanto, têm variado bastante, já que o Grupo A3 está bastante embolado.

Por isso, três cenários precisam ser levados em consideração. No primeiro deles, o Blog Dois Toques leva em consideração a média histórica de pontos das últimas duas edições da Quarta Divisão, já que o novo formato de disputa foi implementado em 2020. Nesse cenário, o América precisaria alcançar 21 pontos. Ou seja, somar 4 dos 12 em jogo. Logo, seguiria com a necessidade de conquistar mais uma vitória e um empate.

Na segunda projeção, um panorama mais difícil para o alvirrubro, já que precisaria vencer fora do RN pela primeira vez. O único triunfo fora de casa, foi contra o Globo, em Ceará-Mirim.  Seria preciso despachar o Crato em casa e superar Retrô ou Afogados pela primeira vez dentro da competição, ou ir para o “tudo ou nada” com o Sousa-PB na última rodada. Já no terceiro cenário, um alento: a pontuação de acesso pode diminuir, a depender dos resultados do Grupo A3. Ainda segundo o Chance de Gol, por exemplo, a chave do América, hoje, tem probabilidade pequena de queda deste número de pontos, podendo chegar a 20.

Probabilidades de Classificação para o mata-mata:
  • Retrô: 99,98%
  • Sousa: 91,0%
  • Icasa: 89,1%
  • América: 81,1%
  • Afogados da Ingazeira: 36,8%
  • São Paulo Crystal: 2,0%
  • Globo: 0,0%
  • Crato: 0,0%